Nove títulos editados pela EDUA serão apresentados hoje

 

Publicações somam nove títulos, em várias áreas do conhecimentoPublicações somam nove títulos, em várias áreas do conhecimento

A Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua) promove hoje, 9 de abril, no auditório Rio Javari, da Faculdade de Tecnologia, a partir das 16h, o lançamento de uma série de títulos, nas mais diversas áreas do conhecimento. Ao todo são nove títulos, que tiveram editoração e publicação por parte da Editora, que tem, como prerrogativa divulgar a produção científica, tecnológica, cultural e artística produzida na Instituição. 
 
Entre os títulos a serem lançados está "O corpo na ritualística do povo Tikuna", de Artemis de Araújo Soares, que resulta da pesquisa realizada durante o curso de doutorado da autora e que teve como foco o povo Tikuna, nativo da Amazônia Brasileira, na região da fronteira do Brasil com o Peru e Colômbia, que estão espalhados pelas aldeias de Filadélfia, Porto Espiritual, Porto Cordeirinho, São Francisco, Porto Lima, Bom Pastor, Feijoal, São Leopoldo e Cidade Nova, pertencentes ao município de Benjamin Constant, Amaturá, entre outras localidades. 
 
Na obra, a doutora em Ciências do Desporto, mestre em Educação Física e professora da Faculdade de Educação Física afirma que busca o amparo teórico visando conceber a noção de pessoa como categoria de pensamento, para compreender o povo. 
 
A segunda publicação da série de lançamentos da EDUA, "Palmeiras da Amazônia e seus usos", do naturalista inglês Alfred Russel Wallace, é considerado um clássico sobre a região e contribuiu de modo particular para evidenciar o papel que tiveram os viajantes, naturalistas e observadores da região na constituição da ciência ocidental em seus diversos ramos. No caso do livro, publicado originalmente em Londres, em 1853, é feita não apenas menção a um olhar botânico sobre a região, mas abordados os usos dado às palmeiras pelos indígenas e pela população brasileira nortista, com a obtenção de vários produtos, da caça à pesca, à cobertura das habitações, etc.
 
Nunes Pereira no livro a ser lançado "Curt Nimuendaju: Síntese de uma vida e de uma obra", fala que, apesar de todos os trabalhos acumulados na área, a cultura ameríndia continua a ser pouco conhecida, A cada ano surge uma nova descoberta que recoloca em discussão tudo o que acreditava ter se estabelecido sobre a Américas, deste modo, retira-se uma incursão um pouco mais demorada tanto na obra de Curt Nimuendajú, como na de outros grandes nomes do pensamento social e antropológico brasileiros, que ainda continuam inéditos. A tradução ajudará a ampliar o alcance dos estudos entre as pessoas do idioma português. 
 
Curt Nimuendajú era da Turíngia, região central da Alemanha e talvez tenha entrado em contato com o "Novo Mundo" por meio da publicação de materiais que serviam de guias para os imigrantes alemães, formados, em sua maioria, por trabalhadores rurais. Inserido no movimento de de migração planetário e motivado pelo fomento das ideias antropológicas que circulavam pela Europa, no século XIX, Curt chegou ao Brasil no ano de 1903 e mergulhou no mundo da Ciência. 
 
O jornalista Denison Silvan, responsável pela obra "Trabalho e relações de trabalho na mineração taboca", versa sobre os trabalhadores extrativistas industriais que atuaram na mina de Pitinga, de propriedade da Mineração Taboca, durante a década de 1980. O autor quis verificar em medida os trabalhadores pioneiros da mineração vivenciaram relações de poder autoritárias no âmbito da empresa mineradora, dando especial atenção à organização política desses trabalhadores. O recorte temporal é a da década de 1980, caracterizada pela efervescência dos movimentos sindicais frente ao Estado autoritário. 
 
Em "Um localismo universalizado: a formação de professores, mestres e doutores na Faced/Ufam", Rose Mendonça de Brito, pós-doutora em Filosofia, fez incursões na Filosofia, Pedagogia, História, Sociologia, Antropologia e Literatura, como meio de realizar estudos e reflexões para identificar os universais presentes nas questões ou preocupações locais que perpassam as suas estruturas e os estudos neles desenvolvidos. Como alvo das indagações presentes na elaboração do livro, está circunscrita a formação de professores, mestres e doutores na Faculdade de Educação e sua relação com o saber local. 
 
A carpintaria naval foi o tema que despertou a atenção e foi alvo de produção científica da professora mestra do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Ufam Luciane Maria Legeman Salorte, que recebeu o título "Carpinteiros dos rios: o saber da construção naval do município de Novo Airão/AM" e que será lançado na mesma data dos demais.
 
O estudo de caso "Avaliação da atividade de reciclagem implementada pela Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa) como instrumento para geração de renda" foi a pesquisa que resultou no livro, escrito por Otamires Barbosa Maia, o qual discute mudanças ocorridas no mundo do trabalho, dentre os quais se destaca a redução de empregos no setor formal.
 
"Como surgiu a noite: uma peça infantil em três atos", é o livro inspirado nas lendas amazônicas, a parir de um trabalho sobre o assunto, no ano de 1968 e que pela leitura de Pedro Amorim, propõe-se a favorecer a compreensão da vida humana  e projeta o leitor para uma imaginação, a partir fa ideia do relacionamento social, usando animais como protagonistas.
 
Já José Lino do Nascimento Marinho escreveu "Contar História, Hábito e Tradição: Uma Ferramenta Pedagógica Eficaz no Processo Ensino Aprendizagem", em que o autor constata que "uma história bem contada, com ares de dramaturgia, derrama-se em direção a um conhecimento construído, assimilado, bate no rosto como luz sóbria", assim como diz no livro.
 
Para completar a lista de publicações, a autora Solange de Mello Véras escreveu sobre "Doenças de Plantas: controles convencional e alternativo", tendo como pano de fundo e contexto, a agricultura amazônica, uma vez que muitas doenças poderiam ser a causa impactante de desenvolvimento ou não de determinados agroecossistemas. O que a autora vislumbra é beneficiar, contribuir para uma revolução na agricultura local com bases agroecológicas. 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable