Faculdade de Medicina da UFAM: de 1965 a 2015, uma história de vitórias

Em 04 de dezembro de 1965, pela Resolução N° 06, de 20 de novembro de 1965, do Conselho Universitário da então Universidade do Amazonas (UA), foi instalada a Faculdade de Medicina da UA, depois de constantes apelos do então governador do Amazonas, Arthur Reis, do então Reitor, prof. Jauary Marinho, e do prof. André Vidal de Araújo, do Conselho Universitário. Logo no ano seguinte, 1966, a primeira turma de alunos entrou por vestibular prestado em 1965.

De um começo humilde, funcionando no antigo Grupo Escolar Plácido Serrano, ao lado do Hospital Getúlio Vargas, a Selo comemorativo do Jubileu de Ouro da Faculdade de Medicina da UFAMSelo comemorativo do Jubileu de Ouro da Faculdade de Medicina da UFAMFaculdade de Medicina (FM) da UFAM completa, no ano de 2015, 50 anos de atividades ininterruptas, com estrutura própria, hospital universitário, ambulatório de especialidades médicas e instalações no Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, além de convênios com as secretarias municipal e estadual de Saúde. A FM também tem o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, cuja área de concentração é a Patologia Tropical.

Segundo o prof. Dr. Dirceu Benedicto Ferreira, atual diretor da FM, completar cinquenta anos é uma alegria ímpar para todos os ex-alunos, professores e atuais alunos da unidade. “Antes da instalação da Faculdade, os filhos da sociedade amazonense, se quisessem cursar Medicina, tinham de ir para o Rio de Janeiro, Belém, São Paulo e outras grandes cidades do Brasil. A Faculdade de Medicina foi um grande marco e um grande presente para a cidade de Manaus e para o Amazonas”, salientou o diretor.

Durante o ano de 2015, estão previstas diversas programações para o aniversário da unidade, tendo o seu ápice no dia 04 de dezembro de 2015. De acordo com o prof. Dirceu, uma comissão designada especialmente para o Jubileu está trabalhando no resgate da história da Faculdade, entre ex-alunos, símbolos, estórias e curiosidades de cada um. “Há dois anos, plantamos uma árvore de plátano ao lado da Faculdade, lembrando o local onde Hipócrates, pai da Medicina, ensinava aos seus alunos, ainda na antiga Grécia”, ressaltou.

Estrutura

Logo após a instalação da Faculdade de Medicina pelo Conselho Universitário da então UA, o Governo do Estado do Amazonas firmou convênio com a Universidade, cedendo, para o funcionamento da unidade acadêmica, o Grupo Escolar Plácido Serrano, que ficava ao lado do Hospital Getúlio Vargas, por meio da Lei Estadual N° 348, de 13 de dezembro de 1965. Em 1983, o Governo do Estado também cedeu o Hospital Getúlio Vargas à Universidade, que ganhou o nome de Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

Atualmente, a Faculdade de Medicina conta com o HUGV, um hospital de alta complexidade que é referência na Região Prédio atual da Faculdade de Medicina da UFAMPrédio atual da Faculdade de Medicina da UFAMNorte em cirurgias do tipo; o Ambulatório Araújo Lima, um ambulatório de especialidades médicas como neurologia, fonoaudiologia e outras, além de um setor para exames especiais. A FM também tem convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), que disponibiliza vários hospitais da cidade para as atividades do curso, como a Fundação de Medicina Tropical de Manaus Heitor Vieira Dourado e o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto; e também tem convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibiliza serviços de saúde de baixa complexidade em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital amazonense para os alunos.

“Olhando para o passado, podemos perceber que evoluímos muito. Trabalhamos muito, e até às comemorações do Jubileu, teremos um trabalho imenso. No entanto, acredito sinceramente que o ganho final de todo o trabalho durante este ano é de aumentar o sentimento de pertencimento à esta faculdade que tem ajudado tanto aos estudantes quanto à população e pacientes da região”, finalizou o professor Dirceu.