Departamento de Matemática oferece curso de nivelamento para calouros

Um dos principais problemas dos alunos que ingressam nos cursos do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFAM é se adaptar à realidade de disciplinas como Cálculo e Álgebra Linear. Dados do Departamento de Matemática do ICE demonstram que os maiores índices de reprovação no curso são entre os recém-chegados, e justamente nestas disciplinas. Pensando nisso, o Departamento de Matemática resolveu criar o curso de Nivelamento em Matemática para os calouros de Matemática, Física, Química, Geologia e Estatística.

Segundo o prof. Disney Douglas, do curso de Matemática e coordenador do Nivelamento, a ideia surgiu há muito tempo, Prof. Disney Douglas, do Departamento de MatemáticaProf. Disney Douglas, do Departamento de Matemáticamesmo antes de sua graduação na UFAM, em 1991. “Na minha época, eu fiz o Nivelamento, mas pouco tempo depois, ele foi extinto. Os professores tinham muitas dificuldades em ensinar para os alunos. Logo depois, veio a ideia de se usar os próprios alunos do curso para ensinar, o que também não deu certo”, comenta o professor.

De acordo com ele, a nova estrutura do Nivelamento surgiu recentemente, com quatro professores e vários alunos do curso de Matemática como monitores. “Mesmo com essa nova estrutura de ensino, com professores dinâmicos e ágeis, que incutem no aluno o gosto por aprender, temos percebido que os alunos ainda se sentem tímidos em tirar dúvidas com os professores. Por isso, resolvemos implantar essa monitoria, e percebemos que os alunos se abrem mais e conseguem melhorar o aprendizado tirando dúvidas com os monitores”, afirmou Douglas.

Para o professor Disney, é importante que os alunos participem do curso, até mesmo aqueles que já têm base teórica. “Aplicamos recentemente uma prova-diagnóstico, e percebemos que ainda há uma dificuldade dos alunos no aprendizado. Por isso, nós também confeccionamos uma apostila, para que os alunos possam exercitar os assuntos que eles aprendem na sala de aula”, ressaltou o professor.

Oportunidade de aprendizado

Enquanto os demais calouros de 2015 estão aguardando ansiosos para o começo das aulas, os do ICE estão trabalhando duro para acompanharem o ritmo da Universidade. É o caso de Nilmar Batista, 30 anos, do curso de Licenciatura em Matemática. Para ele, o curso é ótimo, uma vez que os alunos chegam do Ensino Médio com uma base muito defasada. “Todos os alunos das áreas de Exatas, Tecnologias e Engenharias passam pelas disciplinas de Cálculo I, II, e III. O Nivelamento traz de volta essa base, porque os assuntos que nós estudamos aqui são essenciais”, salientou.

Samantha Leite, 18 anos, é ex-aluna do curso de Estatística, mas fez a transferência para o curso de Sistemas de Informação. Ela cursou a disciplina de Cálculo I no curso antigo, e percebeu a dificuldade que os alunos têm na disciplina. “Nós aprendemos limites, derivadas e integrais, mas o que prejudica os alunos é o não-conhecimento da base da Matemática. O curso é uma oportunidade de os alunos que perderam o conhecimento básico reverem os assuntos para entrarem no curso já tendo a base”, ressaltou a aluna.

O curso

O Nivelamento hoje conta com cerca de 250 alunos, dos cinco cursos do ICE e também de outros cursos. Os assuntos oferecidos durante o curso são potenciação, radiciação, produtos notáveis, trigonometria, entre outros conteúdos do Ensino Fundamental e Médio. As aulas são ministradas pelos professores Domingos Anselmo, Nilomar Oliveira, Disney Douglas e Raul Mesquita, além de vários tutores do curso de Matemática. O curso ocorre de 8h a 12h, desde o dia 02 de março até o dia 20 de março.