I Enproll debate os desafios da Educação Básica de 4 a 6 de março

Abordando os “Novos desafios para os professores da Educação Básica”,oI Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas (I ENPROLL), discutirá na próxima semana, de 4 a 6 de março, questões como a educação depositária, em que o professor é apenas um transmissor de saberes para alunos passivos. O evento resulta da parceria entre a Ufam, por meio do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), e a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Estado do Amazonas (Seduc).

“Uma nova educação pressupõe que o processo de ensino e aprendizagem é marcado por uma dupla transitividade. Ou seja: só há ensino quando há aprendizagem. Esse foco no processo de ensino e de aprendizagem muda toda orientação da escola”, afirma o professor Marcos Scheffel, que ministrará a primeira conferência intitulada “Mediando leituras e promovendo aprendizagens significativas”, a ser proferida no auditório Eulálio Chaves.

De acordo com a vice-coordenadora do ENPROLL, professora Marta Monteiro, o evento tem o objetivo de dar oportunidade aos professores para compartilhar experiências e vivenciar a formação continuada, objetivando um maior aprofundamento no conhecimento do processo metodológico em sala de aula. “Além da formação continuada, o evento também, visa dar publicidade aos estudos e pesquisas desenvolvidas por professores do ensino básico e do Curso de Mestrado em Letras e incrementar nos participantes o interesse pela pesquisa em sala de aula de línguas”, comentou.

Ainda segundo a responsável pelo ENPROLL, são esperados aproximadamente 700 participantes, entre professores de línguas do interior do Amazonas, da capital, alunos em formação dos cursos de Licenciatura em Letras de Instituições de Ensino Superior do Amazonas.

Confira a programação completa do I ENPROLL.

Lançamento de Livro

Durante o evento, será realizado o lançamento do livro "Manaus de Águas Passadas: a recriação poética de Manaus em Visgo da Terra, de Astrid Cabral" do professor Carlos Antônio Magalhães Guedelha, no primeiro dia do I ENPROLL (4 de março). O lançamento do livro será no Auditório Eulálio Chaves a partir das 16:00h.

Este é o quinto livro do escritor e poeta Carlos Guedelha. Nele, o leitor é convidado a um passeio lírico pela Manaus da primeira metade do século XX, ciceroneado pela voz poética de Astrid Cabral e tendo como "mapa turístico" o livro Visgo da terra. No roteiro, consta uma visão panorâmica da cidade e um giro pelas casas, ruas e instituições, um contato com os loucos e os mortos, além de um olhar sobre o rio Negro e seus "filhos" igarapés, que banham a cidade.
Anexos:
Fazer download deste arquivo (Livro_Lançamento.pdf)Lançamento do Livro[ ]1498 kB