Inscrições para o Edital Mais Cultura nas Universidades vão até o dia 23 de março

Instituído conjuntamente pelo MEC e pelo MinC, o edital Mais Cultura nas Universidades destinará R$ 20 milhões a projetos culturais de universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O objetivo é desenvolver e fortalecer a arte e a cultura brasileira, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Cada instituição contemplada receberá entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão.

As instituições interessadas em participar do edital deverão elaborar um plano de cultura que contemple objetivos, ações e metas para um período de 12 a 24 meses.Educação Básica, Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Cultura Digitais; Diversidade Artístico-Cultural e Produção e Difusão das Artes e Linguagens estão entre os eixos temáticos do Edital.

Cada Universidade pode inscrever apenas um Plano de Ação Cultural. Na UFAM, o processo está sendo coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica, que articularão as ideias encaminhadas por alunos, professores, técnicos administrativos e demais membros da sociedade amazonense em um plano único de Cultura Institucional.

Datas importantes:

Os interessados em enviar propostas referentes ao Edital Mais Cultura poderão fazê-lo no Protocolo da PROEXT até o dia 10 de março, em uma via impressa, e outra digital, direcionada ao e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A apresentação do projeto deverá seguir a estrutura solicitada nos Anexos I e II do edital. No entanto, a Proext recomenda que, especificamente, nos itens 1.2 e 2.5 seja marcado apenas um Eixo temático.

A Câmara de Extensão se reunirá no dia 13 de março para a apreciação das propostas recebidas, as quais deverão integrar o Plano de Cultura da UFAM. Após a apreciação da Reitoria, o Plano de Cultura da Universidade será encaminhado ao Ministério da Cultura.

Com a finalidade de padronizar as informações do cronograma financeiro a ser preenchido no item 3.1 do Anexo I do Edital Mais cultura nas Universidades, a PROEXT disponibiliza a planilha, em anexo, e recomenda seu preenchimento pelos proponentes da ações destinadas ao certame.

Baixe o edital e o formulário de inscrição