Parceria de sucesso – Ufam e TJ renovam convênio de atendimento jurídico a famílias de baixa renda

Reitora frisa importância de parceriasReitora frisa importância de parceriasA Universidade Federal do Amazonas (Ufam) renovou na manhã desta quinta-feira, 12 de fevereiro, o convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) prorrogando as ações desenvolvidas pelo Polo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas de Família. A assinatura do acordo de cooperação técnica ocorreu na sede do Polo Avançado com a presença da presidente do TJAM e da reitora da Ufam, professora Márcia Perales.

Pelo convênio, ambas instituições se comprometem a contribuir para que o Polo continue a oferecer atendimento jurídico à população de baixa renda de Manaus.

Desembargadora diz que modelo irá para outras áreas de ManausDesembargadora diz que modelo irá para outras áreas de ManausA reitora da Ufam, professora Márcia Perales, destacou a importância das parcerias para a Universidade. Segundo ela, a experiência do Polo Avançado do Núcleo de Conciliação é um exemplo de sucesso para as instituições envolvidas, tanto que após dez anos de existência, estende o acordo de cooperação. “Nós entendemos que aquilo que não podemos fazer sozinhos, podemos fazer com parceiros. Quando nos juntamos, ficamos mais fortes”, disse. “Nós asseguramos o que somos e que podemos caminhar juntos e servir à comunidade”, declarou a professora, enfatizando os objetivos comuns entre Ufam e TJAM.

Professora Márcia Perales ressaltou também o papel dos programas e projetos de extensão da Ufam – como o Polo Avançado do Núcleo de Conciliação – para o cumprimento da missão da Instituição: contribuir para a formação de cidadãos tendo em conta a realidade amazônica. “É a Universidade, em parceria com o TJAM, atuando com base no conhecimento que ela tem e nesse envolvimento sócio-acadêmico oferecendo para a comunidade uma solução prática em relação àquilo que a aflige”, frisou.

Juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, coordenador do PoloJuiz Gildo Alves de Carvalho Filho, coordenador do PoloPara a presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo, o trabalho desenvolvido pelas instituições tem sido de grande valor para a população amazonense que pode acessar o Sistema Judiciário com maior facilidade e agilidade. Graça Figueiredo anunciou a implantação do modelo em comarcas do interior do Estado e em outras áreas de Manaus. “Faremos núcleos nas maiores comarcas de onde liberarão essa mensagem conciliatória de pacificação social para que possamos fazer essa solenidade em outros locais mais necessitados que são a Zona Leste e a Cidade Nova”, revelou.

O pró-reitor de Extensão, professor Frederico Arruda, afirmou que o convênio renovado hoje representa bem o que vem a ser uma atividade extensionista da Universidade por permitir o diálogo entre o saber acadêmico e as demandas sociais. De acordo com o professor, esse contato é necessário por revelar uma visão real do país, estado e cidade. “Essa percepção é fundamental para a formação profissional e vai permitir também que professores e acadêmicos aprofundem sua sensibilidade em relação às questões relevantes e que muitas vezes estão longe do nosso olhar dentro do campus”, ponderou.

Realizando atendimentos em questões de divórcio, guarda de crianças e regulamentação de visitas, por exemplo, os profissionais do Polo conseguiram resolver mais de 5 mil casos. Segundo o coordenador geral do Polo Avançado, juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, a maior qualidade que esta modalidade de serviço possui é possibilitar de maneira simples o acesso à Justiça pela população carente de Manaus. “Ele é um exitoso e inovador trabalho de distribuição de justiça”.

Aprendizado diário

Gabriela Bernardes, estudante de PsicologiaGabriela Bernardes, estudante de PsicologiaHá um ano participando das atividades do Polo, a estudante de Psicologia, Gabriela Bernardes, diz que aprende todos os dias com os casos atendidos pelo polo, onde realiza, entre outras atividades, atendimentos  psicossociais com as partes, observação lúdica com as crianças quando necessário, além de participar de audiências com os conciliadores quando há conflitos. “Além dos conteúdos de "Psicologia Jurídica" que a gente aplica aqui, tem as vivências das pessoas que trazem muito ensino para nós todo dia”, expôs Gabriela ao lembrar o episódio mais marcante vivido como membro da equipe do Polo Avançado: a disputa pela guarda de uma criança que sofria de distrofia muscular.  “A gente entrou no cotidiano da criança para entender a situação e orientar os pais”, explicou. “Precisávamos ver o que era melhor para a criança”, disse ao comentar sobre o aprendizado.

População tem acesso à Justiça facilitadoPopulação tem acesso à Justiça facilitado

Atendimento diferenciado

Kelly Trindade é industriária e uma das pessoas atendidas no polo avançado. Segundo ela, o polo é a melhor opção para quem precisa tratar questões familiares na justiça. “Várias pessoas me disseram que aqui era muito bom e por isso eu vim aqui. E é verdade. Aqui eles atendem bem, é mais rápido e eficaz”, considerou.