PPGs em Ciências Ambientais e Zoologia são aprovados pela Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na segunda-feira, 22, a lista com o resultado das Avaliações de Propostas de Cursos Novos (APCNs) de 2014 contemplando os PPGs em Zoologia e de Ciências Ambientais da Ufam. A previsão é que os cursos realizem seleções ainda no primeiro trimestre de 2015.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) em exercício, professora Marne Vasconcelos, destacou a importância da conquista para a Universidade. “Isso é extremamente importante para nós”, comentou. A professora ressaltou ainda o fato de a Universidade estar desenvolvendo a pesquisa nos campi do interior do Amazonas, sendo o PPG em Ciências Ambientais pertencente ao Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA), em Humaitá. “Nós estamos vendo o fortalecimento da pós-graduação nesses municípios”, acrescentou. “Ter um Programa de Pós-graduação no interior significa que quem está sendo formado lá pode melhorar sua formação no mesmo local. Isso é um ganho para o município e para a Universidade”, analisou.

Aprovadocomo conceito 4 da Capes, o PPG em Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), disponibilizará cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, com a proposta de desenvolver estudos básicos e aplicados na área de biologia animal, envolvendo a caracterização da diversidade da fauna em diferentes níveis, sua evolução, distribuição e conservação. O novo PPG será dividido em três linhas de pesquisa: Sistemática filogenética e taxonomia integrativa; Evolução e biogeografia; e História natural, Ecologia e Conservação. De acordo com o coordenador do Programa, professor Fabrício Baccaro, aproposta foi amplamente discutida entre os membros do programa, aos quais ele atribui o mérito pela aprovação. “Conseguir aprovar a criação de um novo curso, ainda mais com conceito 4 da Capes, nos deixou muito orgulhosos e empolgados para 2015”, comemorou.

Segundo o coordenador do PPG em Ciências Ambientais, professor Milton Campos, a aprovação do novo programa representa um novo momento para o IEAA, pois oferecerá a oportunidade de continuação da formação dos egressos do Instituto favorecera a abertura de nova fronteira na geração de conhecimento cientifico no sul-sudeste do estado do Amazonas, criação e consolidação da pós-graduação Strictu Senso e fortalecimento do Ensino de Graduação. “A aprovação do PPGCA representa a coroação de um trabalho em equipe, mostrando a força da nossa Unidade e, ao mesmo tempo, evidencia o produto do investimento da Ufam na qualificação do quadro docente”, afirmou o coordenador.

O Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) caracteriza-se por uma única área de concentração - Ambiente e Sociobiodiversidade – que tem caráter abrangente com estudos e pesquisas interdisciplinares voltadas para o desenvolvimento da Região Amazônica, buscando compreender os processos e a dinâmica dos ecossistemas e identificando a influência da sociedade nesses processos e suas consequências para a biodiversidade e sustentabilidade do bioma amazônico. O Programa tem por objetivo a qualificação de profissionais, com formação inter e multidisciplinar, de alto nível científico, com competência para desenvolver atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Agrárias, voltadas para diferentes aspectos relacionados ao bioma amazônico e está dividido em duas linhas de pesquisa: componentes e dinâmicas dos ecossistemas com ênfase no bioma amazônico e sociedade, Biodiversidade e Sustentabilidade do bioma amazônico.

A previsão é que ambos os cursos disponibilizem de 10 a 15 vagas anuais, válidas já para 2015. Com os dois novos programas, a Ufam possui 32 PPGs credenciados pela Capes e mais três em parceria com outras instituições.