Projeto monitora 300 mil filhotes de quelônios eclodidos no Baixo Amazonas e Juruá

A eclosão de mais de 300 mil filhotes de quelônios em quinze municípios, envolvendo 118 comunidades do Baixo Amazonas e Juruá, sendo doze no Amazonas e três no Pará, está sendo monitorada pelo Programa de Extensão Pé-de-Pincha da Ufam. O Programa, que há quinze anos desenvolve ações nessas regiões, objetiva conservar as populações de quelônios através do manejo participativo, envolvendo ribeirinhos, produtores, professores e alunos locais em um abrangente trabalho de educação ambiental.

Os coordenadores do projeto Pé-de-Pincha acompanharam o nascimento dos filhotes de quelônios e realizam o monitoramento, a biometria, a microchipagem e a captura com rádio VHS, via satélite, nas comunidades onde o projeto realiza manejo comunitário de quelônios e pesquisa.

No município de Barreirinha, foram 30 mil filhotes, segundo o coordenador de campo do projeto, o  engenheiro de pesca Thiago Anízio. Em Parintins, foram 16 mil filhotes. O Programa Pé-de-Pincha tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e promove o manejo racional e sustentável de quelônios pelas próprias comunidades, em áreas abertas não oficialmente protegidas, além de  viabilizar o treinamento de agentes ambientais voluntários, a capacitação de professores da rede municipal e estadual de ensino, alunos e comunitários, por meio da Educação Ambiental.

Segundo os coordenadores, professores Paulo Cesar Machado Andrade e Aldeniza Cardoso de Lima,  os trabalhos  começam na época da eclosão e continuam com o monitoramento dos quelônios que serão devolvidos a natureza em 2015, no Médio Rio Amazonas, Madeira e Negro, nos municípios de Nhamundá, Barcelos, Itacoatiara, Parintins, Barreirinha, Maués, Manaus, Careiro Castanho, Borba, Canutama, Novo Airão e Carauari/AM, Terra Santa, Juruti, Faro e Oriximiná/PA, no sentido de estimular a conservação de quelônios através do manejo participativo.

De acordo com os coordenadores, 2.000 famílias recebem noções de Educação Ambiental e passaram a executar o programa de manejo sustentável da população de quelônios em suas áreas.Já foram devolvidos à natureza filhotes de tracajá (Podocnemis unifilis), tartaruga da Amazônia (P. expansa), iaçá ou pitiu (P. sextuberculata), irapuca ou calalumã (P. erytrocephala) e cabeçudo (Peltocephalus dumerilianus), disse o coordenador geral do projeto Paulo Cesar Machado Andrade.