Feira visa parcerias para o desenvolvimento da Amazônia

Salões permitem interaçãoSalões permitem interaçãoPara estreitar as relações entre a Universidade e o setor produtivo do Amazonas iniciou nesta quarta-feira, 3, a I edição da Feira Amazônia de Oportunidades.  Serão dois dias de programação onde a Ufam exporá sua a produção científica a empresários locais visando parcerias que contribuam para o desenvolvimento do Amazonas. A solenidade de abertura, realizada no auditório Rio Amazonas, contou com a presença de autoridades governamentais, científicas e empresariais.

Mesa de abertura Mesa de abertura Promovida pela Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), a I Feira Amazônia de Oportunidades engloba dois outros eventos, o II Workshop de Interação de Instituições de Ciência, Tecnologia e Empresas e o ISeminário Técnico Científico de Economia Criativa, Inovação e Sustentabilidade, todos voltados para apresentar o trabalho da Instituição no campo da tecnologia social.

Na abertura do evento, a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, apresentou as bases para a criação da Protec, a mais nova pró-reitoria da Universidade, com apenas dois anos de existência, para demonstrar a necessidade de atender às demandas locais na área de inovação tecnológica e conhecimentos tradicionais, os dois focos de atuação da Protec. De acordo com a reitora, a realização da I Feira Amazônia de Oportunidades é resultado da compreensão de que as parcerias são eficazes para a solução de problemas comuns e cooperam para que a Ufam cumpra sua missão de formar profissionais tecnicamente hábeis, mas também preocupados em contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população amazonense.

Equipe UFAM-BRAZIL recebe homenagem Equipe UFAM-BRAZIL recebe homenagem

O vice-presidente do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Luiz Antônio de Oliveira, declarou que há muito tempo se discute o potencial de desenvolvimento sustentável da Amazônia, sem, contudo, tornar isso eficaz. “Precisamos tirar a palavra potencial e transformarmos isso em realidade”, afirmou. Luiz Antonio comentou ainda a dependência do modelo Zona Franca. Segundo ele, no futuro o modelo talvez não acompanhe as mudanças que venham a ocorrer e se enfraqueça. O professor defendeu a importância de parcerias, como as que a Universidade está disposta a fazer, como o melhor caminho para o desenvolvimento da região. “Essa é a vocação natural da Amazônia”, disse, referindo-se ao crescimento a partir das características próprias da região.

A pró-reitora da Protec, professora Socorro Chaves, citou a gama de atividades que constituem a I Feira Amazônia de Oportunidades, as quais ocupam vários espaços do setor Norte da Ufam. “Nós queremos discutir a inovação em todas as suas modalidades”, frisou, ao informar que a Pró-reitoria está trabalhando o modelo de articulação com o setor produtivo apropriado para a Ufam. “Esse evento é só o ponto de encontro. A ideia é que isso siga para uma relação mais próxima”, declarou.

Mais de 300 pessoas são esperadas nos dois dias da FeiraMais de 300 pessoas são esperadas nos dois dias da Feira

O Superintendente Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Nagib Lima, ressaltou a disposição daquela organização em participar de iniciativas como a da Ufam, no sentido de somar esforços e contribuir para a construção da história do desenvolvimento da Amazônia.

Ainda na abertura do evento, a equipe que recebeu a medalha de ouro em um dos maiores eventos de Biologia Sintética do mundo, o iGEM, receberam certificados de honra ao mérito pelo caráter inovador da pesquisa. Os peritos da polícia técnica-científica da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas também foram homenageados com uma placa em agradecimento pelo importante serviço da categoria.

Atividades da Feira Amazônia de Oportunidades

Perito Jefferson Mendes recebe placa em honra à categoriaPerito Jefferson Mendes recebe placa em honra à categoriaCom mais de 300 inscritos, o evento disponibiliza três espaços onde pesquisadores e empresários podem trocar informações sobre demandas recíprocas. No Salão de Interações Criativas, os participantes conhecerão projetos desenvolvidos pela Ufam, especiamente na área de registro de patentes e tecnologias sociais. O Salão de Soluções Inovativas permitirá aos representantes do setor produtivo local relatar situações que necessitem da contribuição da Academia para agilizar os processos. Já o Salão de Oportunidades congregará os interessados em estabelecer parcerias. “Nós convidamos as empresas e os pesquisadores para que pudessem dialogar e vermos as possibilidades de fazermos licenciamento, transferência de tecnologia para que os conhecimentos que são produzidos na Ufam se transformem em produtos, serviços, marcas e processos para serviço da sociedade”, disse a responsável pela Protec. “E nós vemos que isso está acontecendo. Esperamos que esses dois sejam de trabalho intenso, produtivos e que possa de fato gerar impactos positivos para o desenvolvimento regional”, finalizou.

Confira Notícias Relacionadas:

I Feira Amazônia de Oportunidades aborda "Política Nacional para Arranjos Produtivos Locais"

Feira aproxima UFAM do setor empresarial nos dias 3 e 4 de dezembro

Equipe de Ouro na Competição Internacional IGEM é homenageada