Mais de 800 trabalhos serão expostos no Conic 2014

Mesa de abertura do ConicMesa de abertura do Conic

Com mais de 800 trabalhos inscritos, tem início hoje, 1º, a XXIII edição do Congresso de Iniciação Científica da UFAM (Conic). O evento tem o objetivo de expor a produção científica da Universidade na área da graduação do ano de 2013-2014. A cerimônia de abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira no auditório Rio Amazonas.

Ocorrendo simultaneamente nos seis campi da UFAM, a XXIII edição do Conic congregará a comunidade acadêmica e a sociedade em torno dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos estudantes e orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT).

"Formação de novos pesquisadores é fundamental para a Universidade", diz reitora."Formação de novos pesquisadores é fundamental para a Universidade", diz reitora.

Nesta edição, o Conic conta com 888 projetos de novos cientistas da UFAM, sendo 626 de alunos da capital. Segundo a reitora da Instituição, professora Márcia Perales, é fundamental que a Universidade invista na formação de novos talentos da pesquisa acadêmica e o Conic é o momento em que a sociedade toma conhecimento da produção científica dos nossos estudantes.

Para a gestora, o universo da pesquisa é apaixonante por permitir a descoberta do desconhecido, trazer respostas para questões postas e a possibilidade de apontar caminhos e interferir em políticas públicas. "Isso faz com que a Universidade cumpra o seu papel”, disse, ao informar que isso ocorre quando um trabalho apresenta propostas para situações desafiadoras para a sociedade. “Nós temos um conjunto de produções que podem servir para que tenhamos a estruturação de uma política no âmbito estadual, municipal. A Universidade tem feito isso mais ela pode fazer ainda mais”, avaliou.

Vice-reitor destaca atuação da FapeamVice-reitor destaca atuação da Fapeam

Já o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, relatou o esforço institucional em apoiar os programas que pretendem despertar o interesse dos estudantes para a pesquisa acadêmica. O professor ressaltou o papel da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam), como instituição parceira no apoio aos jovens cientistas. “A Fapeam tem sido uma grande parceira nesse projeto”, afirmou. O professor da FCA, comentou ainda a importância da publicação dos trabalhos de pesquisa como uma etapa natural do processo de pesquisa. Além disso, o vice-reitor parabenizou professores e estudantes participantes desta edição do Congresso. “Uma semana de bastante êxito nesse evento”, disse.

A representante do Comitê Externo do Conic, professora Rosa Esther Rossini, parabenizou a UFAM pela realização do Congresso e pela preocupação com a iniciação científica. A professora relembrou a trajetória do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e ressaltou o papel da UFAM e de outras universidades do Norte e Nordeste na conquista de bolsas para o programa se implantado nessas regiões.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação em exercício, professor Afonso Duarte, enfatizou a atuação da Pró-reitoria na realização não só na realização do Congresso, como também das ações institucionais voltadas a consolidar a pesquisa na Universidade. O professor destacou ainda o objetivo dessa etapa: ser um momento de prestação de contas à sociedade bem como de comemoração dos trabalhos concluídos.

Mesa de Abertura

Compuseram a mesa de abertura da XXIII edição do Conic, além da reitora e do vice-reitor da UFAM, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação em exercício, professor Afonso Duarte, o representante da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica, Raimundo Felipe da Cruz, a diretora do Departamento de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, professora Marne Vascocellos, a representante dos estudantes de iniciação científica da UFAM, Natana Bastos, a representante do Comitê Institucional do PIBIC, professora Eliana Maria da Fonseca e a representante do Comitê Externo do PIBIC, professora Rosa Esther Rossini.

Confira Notícia Relacionada:

XXIII CONIC ocorre de 1º a 5 de dezembro, em seis unidades acadêmicas da UFAM