Pesquisa visa identificar expectativas dos públicos da Universidade

Com vistas à elaboração de um diagnóstico amplo sobre o papel da Universidade na educação superior amazonense, a Ufam realiza, de 1º a 20 de dezembro, pesquisa de opinião junto aos seus públicos para conhecer as expectativas de cada um em relação ao trabalho da Instituição. As informações subsidiarão as ações do Planejamento Estratégico (PE) e de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o decênio 2016-2025. Participe!

Quem poderá responder o questionário?

A UFAM está, desde setembro, desenvolvendo as atividades concernentes à elaboração do PE e à revisão do PDI por meio de grupos de trabalho (G1 e G40) sob a coordenação da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan). De acordo com a pró-reitora da Proplan, professora Mariomar Sales, já há dados para compor o diagnóstico estratégico da Universidade, mas é necessário que esses dados sejam acrescidos de informações do público externo da Instituição, que são beneficiários dos serviços ofertados. Assim, a pesquisa de opinião a ser lançada será a ampliação destes dados, agora, contemplando também parceiros e a sociedade amazonense. “Nós queremos ter um excelente diagnóstico da Instituição, amplo, feito por pessoas da Universidade, da sociedade, do mercado e das instituições parceiras. Desejamos que suas expectativas em relação à UFAM sejam representadas nesse diagnóstico para que possamos alinhar o nosso trabalho ao que é esperado de nós”, informou. “Essa pesquisa vai trazer informações sobre em que patamar a UFAM está, quais as potencialidades, o que nós podemos ainda aproveitar e quais os requisitos que esses parceiros externos veem que a UFAM pode disponibilizar”, completou.

Sobre o PE e a Revisão do PDI da UFAM

A Ufam promove dias 10, 11 e 12 de dezembro a quarta oficina de elaboração do planejamento estratégico e revisão do PDI preparando a Instituição para os próximos dez anos (2016-2025). Nesta edição, os membros do G1, grupo formado pelos gestores da Universidade (reitora, vice-reitor, pró-reitores, assessores e o prefeito do campus universitário), entram em ação para trabalhar temas como os vetores  de formulação estratégicos, os planos de ção em curto, médio e longo prazos, identificação dos indicadores estratégicos fundamentais e dos planos de ação a serem priorizados no PE e PDI, isso a partir das análises resultantes das oficinas anteriores.

Nas oficinas anteriores, o G40, formado por representantes da comunidade universitária da UFAM deram sequência às etapas do PE e PDI. Nos três encontros, foram abordados os elementos necessários para o diagnóstico estratégico da Universidade, por exemplo, os objetivos estratégicos, as estratégias operacionais, metas e indicadores, além da revisão da missão, visão, e valores que norteiam as ações da Instituição.

Preparação da Proplan

Concomitantemente à reunião do G1 em dezembro, ocorrerá o treinamento dos profissionais da Proplan, pelos consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o objetivo de capacitar a equipe  acerca dos ciclos de elaboração do planejamento, orçamento e PDI, através da gestão de projetos e demais estruturas do Plano.