Professor Johnson Moura da FT recebe moção da Aleam no dia 3 de dezembro

O professor do curso de Engenharia Química da Faculdade de Tecnologia (FT), Johnson Pontes de Moura será homenageado por meio de uma moção de parabenização, no próximo dia 3 de dezembro, às 10h, durante sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

A proposta do deputado estadual David Almeida faz referência ao prêmio concedido ao professor universitário durante o 9º Congresso Internacional de Bionergia, o maior do segmento, realizado no mês de outubro deste ano, em São Paulo (SP), quando o pesquisador recebeu certificado de trabalho-destaque, com o estudo intitulado `Modelagem e Simulação dos Processos de Bioconversão de Biomassas Regionais para Produção de Energia de Biogás, Biofertilizantes e Adubo Orgânico no Setor Agroindustrial Brasileiro´.

O reconhecimento se deu diante de pesquisas apresentadas, oriundas de países como Alemanha, Holanda, Colômbia e Argentina e de importantes Universidades brasileiras, como a USP, Unesp e as federais do Rio Grande do Sul e a do Paraná, totalizando 344 trabalhos.

Dando ênfase a utilização de biomassa existentes em nosso estado como o caroço do açaí, a casca de banana, castanha do Amazonas e o cupuaçu, o professor falou do reconhecimento à importância da atividade agroindustrial no processo de desenvolvimento econômico e social, o que tem levado os formuladores de políticas públicas, no Brasil e no exterior, a eleger o setor agropecuário como prioritário para a promoção de investimentos em novos empreendimentos.

Para o professor, a moção apresenta resultados substanciais para aumentar a percepção pública da relevância da ciência e dos pesquisadores, que realizam um trabalho de qualidade e que formam gerações de novos profissionais. “Esta visão exige uma abordagem sistêmica, transdisciplinar, contemporânea, que delineia o perfil de um novo profissional: formação científica sólida aliada à visão abrangente para atender à sustentabilidade econômica, ambiental e social com o aproveitamento das biomassas como as cascas de cupuaçu, banana, caroço do açaí e cascas de banana para fins energéticos”, disse Johnson Moura.

De acordo com ele, é importante ressaltar o trabalho de grupo de professores na formação multidisciplinar e na capacitação de pesquisadores para inserção internacional e da qualidade dos gestores na Instituição de ensino. “Enfim, compartilho esse prêmio com todos os meus colegas, docentes e também com todos meus alunos e à minha esposa, Luzia Gomes da Silva Pontes de Moura, por colaborar neste trabalho e ser exemplo de conduta ilibada”, conclui o professor.