Cine & Vídeo Tarumã no V Congresso Internacional de Geografia da Saúde

A saúde é um dos pilares básicos na vida do ser humano e além disso, um direito do cidadão, em qualquer lugar do mundo, ou seja, o essencial para uma vida melhor e a manutenção da sociedade.  Em vista disso, a Geografia da Saúde, ganha espaço ao reconhecer o ambiente inserido de determinadas localidades, ganhando uma relevância maior na área de conhecimento. E é nesse contexto que o V Congresso Internacional de Geografia da Saúde, com o tema Geografia da Saúde: Ambientes e Sujeitos Sociais no Mundo Globalizado, juntamente com Cine e Vídeo Tarumã realizam no período de 24 a 28 de novembro de 2014, uma programação especial, voltado para a preocupação da saúde e bem estar do mundo, com filmes que permeiam por esse tema, que são: Epidemia, de Wolfgang Petersen; Muito Além Do Peso, de Estela Renner; e SOS Saúde, de Michael Moore.

Na segunda-feira, dia 24, a semana começa com Epidemia, de Wolfgang Petersen. Sam Daniels (Dustin Hoffman) é coronel-médico do exército americano, além de ser o chefe do departamento de pesquisas epidemiológicas. Ele investiga uma nova doença contagiosa, que mata em pouquíssimo tempo e já dizimou um acampamento militar na África. Em virtude de um macaco ter sido levado de forma clandestina para os Estados Unidos, uma população de uma pequena cidade americana começa a apresentar os mesmos sintomas da doença, porém o contágio se desencadeia muito mais rapidamente, assim o exército coloca a cidade sob quarentena. Mas quando o cientista do exército tenta ajudar a população é inexplicavelmente afastado do caso.

Na Quarta-Feira, dia 26, Muito Além Do Peso, de Estela Renner. O documentário Muito Além do Peso foi lançado em novembro de 2012, em um contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das nossas crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigida a elas. O filme é fruto de uma longa trajetória da Maria Farinha e do Instituto Alana na sensibilização e mobilização da sociedade sobre os problemas decorrentes do consumismo na infância.

O terceiro filme, SOS Saúde, de Michael Moore, será exibido na Quinta-Feira, no dia 27, fechando a semana. Um painel do deficiente sistema de saúde americano. A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente. E, depois de examinar como o país chegou a esse estado, o filme visita uma série de países com sistema de saúde público e eficiente, como Cuba e Canadá.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.