III Seminário Internacional sobre Povos Tradicionais, Geopolítica e Fronteiras na América Latina iniciou no Alto Solimões

Mesa de AberturaMesa de Abertura

O 'III Seminário Internacional sobre Povos Tradicionais, Geopolítica e Fronteiras na América Latina: Uma proposta para a Amazônia' resulta do trabalho cooperativo entre o Laboratório Pan-Amazônico (LEPAPIS), através do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC/BC), do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga e da Universidade Nacional da Colômbia - Sede Amazônia em Letícia- Colômbia. O evento iniciou no último dia 18 e irá até 20 de novembro.

A solenidade de abertura ocorreu no auditório do Centro de Estudos Superiores do município de Tabatinga. Participaram da mesa a diretora do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, professora Marcela Campos; o diretor do Instituto Federal de Educação - Campus Tabatinga, professor Jaime Cavalcante; o representante da Universidade Nacional da Colômbia, professor Carlos Zárate; o representante do diretor do Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant, professor Rodrigo Reis.

Além deles, também compareceram representantes indígena de Letícia, Yoni Zumaeta e Silvestre Teteye; o representante do Povo Kokama, Edney da Cunha; o representante da Associação Yanomami, Armindo Goes; o representante do Laboratório Pan-Amazônico, professor Raimundo Nonato Pereira; o conciliador em Equidade para Povos Indígenas, Victor Estrella Soto; e o professor José Exequiel Basini, do Departamento de Antropologia, responsável por coordenar a mesa de abertura.

Primeira mesa-redonda do SeminárioPrimeira mesa-redonda do Seminário

Debates

Após a abertura, ocorreu a primeira mesa-redonda 'Povos, Redes e Fronteiras: Uma proposta para a Amazônia', com a participação do professor Carlos Zárate Botía, da Universidade Nacional da Colômbia, do professor Carlos Cirino, da Universidade Federal de Roraima. O mediador indígena foi Fidelis Vargasda, e o coordenador da mesa foi o professor Rodrigo Reis (INC/BC).

A segunda mesa-redonda, intitulada 'Geopolítica, Fronteiras, Territórios e dinâmicas sócio-espaciais', ocorreu no período da tarde e teve a participação do professor Vladimir Montoya e do profeessor Carlos Piazzini Suaréz, da Universidade de Antioquia- Colômbia, e de Yoni Zumaeta Andoke, Cabildo Urbano de Letícia. O professor José Exequiel Basini coordenou esta segunda mesa.

Público do evento em TabatingaPúblico do evento em Tabatinga

Os principais assuntos abordados no primeiro dia foram as consequências da geopolítica da globalização ou “geopolíticas do conhecimento” no dia a dia dos povos tradicionais da Colômbia e do Brasil.

Houve um consenso de que a ruptura com esse modelo global de dominação passa pela busca de se pensar o lugar da epistemologia eurocêntrica no mundo contemporâneo e do modo de pensar e viver uma realidade diferente da dos povos indígenas.

No segundo dia do evento ocorre, às 9h, a mesa-redonda 'Segurança Pública, Estados Nacionais e Fronteiras', tamb[em no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga. À tarde, às 15h, ocorre o Fórum de Segurança Pública, no Auditório do Banco de la República em Letícia- Colômbia. Inscrições ainda podem ser feitas no local do evento.