I Encontro ocorre dias 24 e 25 de novembro

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) promove o I Encontro de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nos dias 24 e 25 de novembro. Com o tema “Da Iniciação Científica à Internacionalização”, o evento pretende debater a atual situação da pós-graduação na UFAM.

A UFAM possui 39 programas de pós-graduação (PPGs), os quais compreendem 36 cursos de mestrado (sendo um profissional) e 13, de doutorado; a maior parte obteve o conceito 3 da Coordenação de pessoal de Nível Superior (Capes).

Voltado para os docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, o I Encontro de Pesquisa e Pós-graduação da UFAM contará com a participação da comunidade universitária para a elaboração de propostas para a melhoria da avaliação dos programas de pós-graduação da Instituição a partir dos critérios adotados pela Capes. “O que se pretende é elaborar propostas que possam ser realizadas em curto e médio prazo para que possamos consolidar a pesquisa e a pós-graduação da UFAM e nessa discussão, o processo de internacionalização também”, comentou a diretora do Departamento de Projetos Institucionais (DPI/Propesp), professora Cristiane Bonfim. “A ideia é fazermos uma reflexão a respeito da atual situação da pesquisa na UFAM, mas considerando os parâmetros que nós temos, por exemplo, em relação à avaliação que CAPES realiza”, informou ainda.

Comunidade universitária discutirá a pós-graduação da UFAMComunidade universitária discutirá a pós-graduação da UFAMSegundo a diretora, o evento intenta ainda integrar estudantes e os novos professores da Universidade para estimulá-los a atuar em projetos de pesquisa. “Queremos fazer uma interação também com a iniciação científica, não apenas com os estudantes, mas também com os professores que são novos na UFAM. Queremos ouvir os professores experientes em pesquisa, mas também esse jovem professor que está entrando na Universidade e está iniciando no processo de pesquisa”, acrescentou a professora Cristiane.

O I Encontro abordará também a internacionalização acadêmica, área gerenciada pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) que contribuirá fornecendo informações sobre programas de mobilidade acadêmica, como o Ciência sem Fronteiras (CsF). “Essa é uma questão em pauta. O I Encontro será também o momento para que os participantes conheçam os caminhos para realizar a mobilidade internacional”, frisou a integrante da Propesp.

As atividades do I Encontro de Pesquisa e Pós-graduação da UFAM ocorrerão dias 24 e 25 de novembro, das 9h às 17h, no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Folder - Encontro (1).pdf)Folder Encontro[ ]8118 kB