Após conclusão de Dinter, Faculdade de Odontologia tem 96% de docentes doutores

A solenidade de encerramento do Doutorado Interinstitucional UFAM-UNESP ocorreu na tarde desta segunda-feira (17), na Faculdade de Odontologia, e foi prestigiada por docentes, doutores recém-titulados e dirigentes das duas instituições. Durante a solenidade, foi ressaltado o caráter inovador da proposta de associação ampla da UNESP, que ofereceu  três programas de pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara-UNESP, disponibilizando todas as linhas de pesquisa dos respectivos programas para que os alunos escolhessem de acordo com suas áreas de interesse.

Em resumo, a metodologia permitiu a formação de docentes de Odontologia de diferentes áreas de atuação em um mesmo Programa de Pós-graduação. O DINTER iniciou em 2010 e teve nove alunos inscritos, todos docentes da Faculdade de Odontologia. Com a conclusão do DINTER, a Faculdade de Odontologia passou a ter 96,4% de seus docentes com o título de doutorado. Reitora da UFAM durante pronunciamento na solenidade Reitora da UFAM durante pronunciamento na solenidade

A conquista foi comemorada pelas duas instituições. Durante seu pronunciamento, a reitora da UFAM, professora doutora Márcia Perales, destacou que a UNESP é reconhecida como um dos Centros de excelência científica nacional em Odontologia. Ela também  elogiou a condução dos trabalhos pela Universidade parceira, que demonstrou permanente sintonia com a política de qualificação institucional adotada pela UFAM. “Percebemos que ao longo dessa convivência, a parceria só se intensifica. O nível de aproveitamento dos alunos foi excepcional e isso nos enche de orgulho. Foi uma rede que se estabeleceu para somar e é isso que se espera de uma instituição centenária como a Universidade Federal do Amazonas. Sempre garantimos o apoio para estudar e produzir, pois jornadas de investimento como esta nos levam a momentos de orgulho e satisfação como o que vivemos agora”, declarou a reitora.

O vice-Reitor da Ufam, professor doutor Hedinaldo Narciso Lima, elogiou as soluções criativas com as quais a UNESP conduziu o DINTER e também o esforço coletivo que alçou a Faculdade de Odontologia ao posto de Unidade Acadêmica com maior nível de qualificação (titulação acadêmica). “Agradeço à UNESP pela contribuição significativa e cumprimento todos os recém-doutorados que se empenharam nessa desafio de trazer essa conquista para a Faculdade de Odontologia, que agora possui quase 100% de seus docentes com doutorado. Agora os senhores estão prontos para novos desafios”, afirmou o vice-reitor.

A Diretora da Faculdade de Odontologia, professora doutora Nikeila Conde agradeceu o apoio da Administração superior e ressaltou que a conquista dos recém-doutorados é uma conquista de todos os integrantes da Faculdade de Odontologia. “Acompanhei bem de perto a luta de vocês, que fizeram muita falta quando tiveram que se afastar para fazer o estágio doutoral. Toda a equipe da Faculdade  ficava torcendo para que vocês  defendessem logo a tese. A cada defesa, ficávamos emocionados, pois cultivamos aqui na FAO um sentimento de família. Queria expor que isso é uma alegria para a Faculdade como um todo e que todo esse desafio só nos fez amadurecer, permitindo que enxergássemos melhor nossas potencialidades e também nossas fragilidades. Contamos com todos que aqui ficaram e que bom que pessoas certas estavam no momento certo. Obrigada a todos por terem assumido suas responsabilidades”.

O coordenador Operacional do Dinter, professor doutor Emílio Carlos Sponchiado Júnior, enfatizou que  o projeto Dinter deve estar voltado não apenas para a formação de doutores, mas também para a conquista da maturidade acadêmica das instituições por ele beneficiadas. “Quando implementamos o convênio entre a UFAM e a UNESP para realizarmos o DINTER queríamos assegurar o padrão de qualidade requerido por esse nível de curso. Todos nós que fomos responsáveis por esse trabalho, sentimo-nos extremamente gratificados, uma vez que o objetivo principal, após esses quatro anos, foi alcançado com a titulação dos alunos que desse projeto fizeram parte. É evidente que uma nova etapa se inicia com a consolidação desse trabalho na busca de fortalecer a pós-graduação desta instituição de Ensino. O trabalho e os desafios que vocês terão pela frente são grandes, mas tenho certeza de que todos vocês estão preparados para enfrentá-los. Aproveito para agradecer o carinho com o qual me acolheram e a contribuição que vocês  deram a nós, pois sempre aprendemos muita coisa quando ensinamos”.

O professor Marco Antônio Compagnoni, coordenador financeiro do DINTER, ressaltou o apoio irrestrito da Administração Superior da UFAM edestacou números durante seu pronunciamento. “Recebemos 26 mil reais para financiar esse doutorado. A Capes financiou 15 bolsas de professores visitantes. Foram 14 passagens para estágio doutoral e oito bolsas. Tivemos três prestações de contas aprovadas e agora no final de novembro entregaremos a prestação de contas final. Desejo ressaltar o apoio da Administração Superior e, assim, registrar minha experiência bem-sucedida como administrador financeiro do Dinter. Parabéns aos novos doutores”.

O professor doutor Gustavo Henrique Pimentel discursou representando os novos doutores. “Presencio um momento em que todos os nossos professores estão titulados como doutores. Sabemos que grandes poderes trazem grandes responsabilidades e espero que façamos jus a nosso título de doutor e que possamos realizar nossas atividades da melhor maneira possível. Agradeço à UFAM, à UNESP, à diretoria da Faculdade de Odontologia, aos funcionários, aos orientadores, e a todos os que ajudaram nesse processo. Cada um de nós teve alguma dificuldade, um problema, mas no final, todos conseguimos finalizar o doutorado”.