Assistência médica intensiva nos Jogos Universitários

A contração de serviços de atendimento médico na nona edição dos Jogos Universitários faz a diferença, trazendo maior segurança e tranquilidade ao evento. Os jogos ocorrem até sexta-feira, 23, no Campus Universitário Arthur Virgilio Filho.

Para o titular da Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários (Procomun), técnico administrativo em Educação Francisco Gaspar, a necessidade de garantir o atendimento ao estudante durante o período de realização da nona edição dos Jogos Universitários possibilitou a contratação da Empresa Vida Resgate.

O pró-reitor informa que essa ação reforça a preocupação da Administração Superior em relação ao atendimento médico prestado ao estudante que sofre alguma lesão, necessitando de urgência médica a durante os jogos.  O atendimento ocorre das 9h até às 21h.

O serviço

O médico intensivista da empresa Vida Resgate  e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Saul Andrews Ruiz, disse que este ano a coordenação dos Jogos Universitários fez a diferença em contratar os serviços de assistência médica em casos de urgência nos Jogos Universitários.

Atuando na assistência médica em eventos desportivos, shows musicais, palestras, congressos e também contando com a remoção intra-hospitalar, a Vida Resgate tem como foco principal o atendimento em eventos desportivos, que inclui o atendimento de fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas capacitados nesse serviço especializado.

Pensando na segurança do estudante a Universidade tomou a iniciativa de realizar o atendimento de urgência. Ruiz fica surpreendido quanto à iniciativa da Universidade em procurar a empresa para atender os estudantes durante os jogos, pois demonstra o cuidado que a Instituição tem com o seu alunado.

“Foi uma grata surpresa entender que a Ufam compreendeu a necessidade de oferecer aos seus atletas a cobertura médica necessária para que em caso de necessidade possam ter atendimento prontamente no local do evento”, frisa o medico especialista.

Segundo ele, esse serviço conta com o apoio de estudantes dos cursos de Fisioterapia e de Enfermagem. Se a Universidade não tivesse pensando na ideia, seria um contra-senso. Estou feliz porque a Ufam pensou, acatou a ideia e contratou o serviço, salientou.

Segundo Ruiz, a cobertura se estende em todas as atividades esportivas em quadras cobertas e de campo, desde uma pequena contusão até casos mais graves, que conta com ajuda de uma UTI móvel equipada com desfibrilador, respirador mecânico e manual dentre outros equipamentos que dão suporte ao atendimento.   

O que é medicina intensiva?

A medicina intensiva é uma especialidade médica dedicada ao suporte à vida ou suporte de sistemas e órgãos em pacientes que estão em estado crítico, que geralmente necessitam de um acompanhamento intensivo e monitorado. Esta especialidade pode ser exercida por profissionais de diferentes áreas, como anestesiologia, cardiologia, clinica médica e cirurgia.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable