IV Edição do Emflor inicia nesta segunda, 17

Com o tema “Tráfico, feminismo e fronteira”, a IV edição do Encontro de Estudo sobre Mulheres da Floresta pretende discutir a condição da mulher em relação ao tráfico humano na Amazônia. O evento ocorre a partir desta segunda-feira, 17 e segue até quarta-feira, 19, com atividades realizadas no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Para o primeiro dia do Emflor, estão previstos minicursos (das 14h às 18h), a abertura oficial, que ocorrerá às 19h, seguida pela Conferência Magna proferida pela professora Doutora Lúcia Rolim Schulz (IMBRADIVA), que abordará o tema da IV edição. A programação inclui ainda o lançamento de livros e o show com o Grupo Cordão do Marambaia, às 20h30.

Na terça-feira, 18, haverá a mesa-redonda: Feminismos Pós-coloniais, às 10h30; debate (às 11h) e a comunicação da pesquisa: “Tráfico de Mulheres na Amazônia”, realizada pelas professoras Iraildes Caldas Torres e Márcia Maria de Oliveria, às 14h. À tarde, ocorrerão as apresentações orais em Grupos de Trabalhos (GT’s).

No último dia de atividades, o Emflor promoverá mesas-redondas, exposição de pôsteres e continuará as apresentações em GT’s. A cerimônia de encerramento acontecerá às 17h e incluirá a apresentação do Recital de Piano “Paisagens Amazônicas na obra de Arnaldo Rabello”, com o professor João Gustavo Kienen.

Sob a coordenação do Grupo de Estudo e Pesquisa Observatório Social: gênero, política e poder (GEPOS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), a IV edição do Emflor tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Confira a Programação completa do Emflor