XXIII CONIC ocorre de 1º a 5 de dezembro, em seis unidades acadêmicas da UFAM

Por meio do Congresso, será possível conhecer trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da graduação na UFAM, dentre os quais o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT). Todos eles serão divulgados em forma de apresentação oral ou banner durante a primeira semana de dezembro de 2014. A abertura e o encerramento ocorrem no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), das 8 às 12h, respectivamente nos dias 1º e 5 de dezembro.

Acesse a programação anexa de minicursos e oficinas. As inscrições nessas atividades poderão ser realizadas de 20 de novembro a 1º de dezembro, em www.eventos.ufam.edu.br/. "A inscrição nos minicursos ou palestras será aberta para o público em geral, e não apenas para a comunidade universitária”, esclarece a professora Marne Vasconcellos.

O Congresso ocorre em seis unidades acadêmicas da capital: Faculdade de Educação (FACED), Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e Escola de Enfermagem (EEM). Os temas livres serão apresentados no Centro de Convivência. Veja anexos os cronogramas de apresentação dos trabalhos por área.

“Esse Congresso tem que existir para a divulgação da pesquisa realizada na Iniciação Científica. A ideia é divulgar os trabalhos da graduação da Universidade, e as apresentações são abertas a toda a sociedade”, ressalta a professora Marne Vasconcellos sobre a importância do evento. Ao lembrar que “a iniciação científica é a base para a Pós-Graduação” e, portanto, merece oportunidades de avaliação, incluindo a participação de pareceristas Ad-hoc (externos).

As apresentações seguem a divisão das grandes áreas, e são avaliadas pelos seus respectivos comitês, que totalizam sete: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Subcomitê de Matemática, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Além desses, há os temas livres, para os quais qualquer pessoa, sendo da UFAM ou não, pôde solicitar espaço para expor. Em 2014, foram recebidos mais de 20 trabalhos nessa categoria.

Oficinas e Minicursos

Uma das oficinas é a intitulada ‘Design Gráfico usado na Moda’, com 40 vagas, que consiste na apresentação de conceitos e técnicas para criação de estampas e sua aplicação prática. Para essa oficina, é interessante levar uma camisa branca. A oficina de ‘Produção de Vídeos de Comunicação’, com oferta de 20 vagas, tem o objetivo de apresentar noções de captação de som e imagem e edição.

‘Ética em Pesquisa com Seres Humanos’ é a oficina a ser ministrada pela professora Ana Cyra dos Santos, e se trata de um tema mais voltado ao perfil acadêmico. Para está atividade serão ofertadas 30 vagas. Haverá ainda a apresentação da Plataforma Integrity é uma base de dados que está dentro dos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é direcionada para a Iniciação Científica, e principalmente para a Pós-Graduação. A exposição, com total de 120 vagas, será nos turnos da manhã da tarde, no dia 2.

Premiação

O melhor bolsista de cada uma das sete grandes áreas do conhecimento receberá um prêmio, cuja divulgação será realizada durante o encerramento do CONIC. Além disso, o aluno recebe passagens aéreas para apresentar o trabalho em evento científico do País.