UFAM receberá Pró-reitores de Graduação no ForGRAD-Norte 2014

Sob o tema “O Plano Nacional de Educação e o Ensino Superior Brasileiro”, o ForGRAD-Norte (Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação – Regional Norte) propõe reunir em Manaus, no período de 24 a 26 de novembro de 2014, Pró-Reitores de Ensino de Graduação, Coordenadores Acadêmicos e Coordenadores de Cursos das Universidades, Centros Universitários e Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia públicas e privadas de toda a Região Norte.

O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Proeg), corresponde à versão regional do Fórum  de Pró-Reitores de Ensino de Graduação e faz parte do Calendário Anual do COGRAD/ANDIFES (Colégio de Pró-Reitores de Ensino de Graduação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).

O objetivo do Fórum é partilhar informações, experiências e reflexões a respeito das políticas de ensino de graduação adotadas por todas as instituições de ensino superior participantes, especialmente a respeito do Plano Nacional de Educação e suas implicações para o ensino superior no Brasil.

Assim sendo, a PROEG convida a todos os Coordenadores Acadêmicos, Coordenadores de Cursos de graduação e aos membros da comunidade universitária em geral a participar deste evento fazendo suas inscrições no sitio www.forgradnorte.ufm.edu.br e aproveitar uma oportunidade ímpar onde, ao lado de uma ampla e profunda avaliação dos resultados alcançados até o momento, serão estimadas a amplitude e as dificuldades das atribuições das IES no esforço nacional empreendido para alcançarmos as metas do PNE. O que reveste o ForGRAD Norte de especial interesse devido às peculiaridades geográficas, socais e econômicas das unidades federativas em que atuamos, as quais agregam aos problemas compartilhados pelas IES de todo o país às barreiras decorrentes das grandes distâncias, da carência de vias e de meios de transporte e comunicação.

Ao mesmo tempo, o encontro favorecerá a socialização e a divulgação das ações, metodologias e estratégias adotadas pelas diversas instituições que, em nossa região, asseguram a oferta de cursos de graduação em todas as áreas e, destacadamente, no domínio da formação de profissionais para a educação básica. O que representa uma relevante ocasião para que, a partir daí, o conhecimento e o saber-fazer de cada IES sejam transformados em ferramentas comuns e mutuamente aplicadas no fomento, na execução e na avaliação de novas ações.

Por fim, trata-se de uma jornada propícia à retomada do debate sobre o regime de cooperação previsto na LDBEN pelo qual deverá funcionar o Sistema Nacional de Educação, onde a cada entidade federativa cabem determinadas atribuições ao mesmo tempo em que se aconselha o compartilhamento das ações requeridas para assegurar a oferta de educação formal de qualidade a todos os cidadãos residentes em nosso país.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Folder Forgrad.pdf)Folder ForGRAD[ ]592 kB