SAAMA incentiva troca de conhecimento para a promoção social

Em sua quinta edição, o Seminário Amazonense de Atividade Motora Adaptada (V SAAMA) aborda o tema `A Educação Física como meio de reabilitação e rendimento para futuros atletas paraolímpicos´, que objetiva disseminar o conhecimento sobre a atuação em seus diversos aspectos, apresentando experiências teóricas-práticas para a descoberta de potencialidades, favorecendo assim, a inclusão social. A solenidade de abertura do evento ocorreu nesta quarta-feira, 12, no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul.

Na abertura, a reitora, professora Márcia Perales,  cumprimentou os presentes, mas em especial, aos palestrantes que contribuirão para o enriquecimento do evento, a partir das suas manifestações  convictas de luta e de vida entendida na forma coletiva. "Tive a oportunidade de conhecer a efetivação do Proamde ao longo dos anos e percebi uma situação adversa para a Universidade, em razão da difícil acessibilidade. Essa experiência do Proamde contribui para que hoje nos tivéssemos experiências replicadas tendo como foco os fatos ocorridos na Ufam", disse ela.

A reitora mencionou o papel da Universidade no campo da pesquisa, do ensino, da extensão e da inovação tecnológica, no sentido de formatar políticas internas e buscar parcerias interinstitucionais que possam contribuir efetivamente nas políticas  nacional, estadual e municipal.

A pró-reitora de Gestão e de Pessoas, professora Káthia Thomé, acredita que o seminário tem o propósito de levar às comunidades, no âmbito da atividade motora adaptada, o desenvolvimento do campo profissional. A professora alerta que todos devem estar revendo conceitos, colocando as as atuais práticas em discussão e refletindo sobre o trabalho de articulação de novas ideias.

Para a coordenadora do evento, professora Minerva Amorim, o V Saama indica vários objetivos, entretanto o principal é capacitar ou trazer informação para as pessoas que trabalham diretamente com essa clientela, ou seja, os deficientes físicos. Ela considera que é primordial nos levarmos informações até as pessoas com pessoas deficientes. "E a única maneira de fazer algo diferente é trazer pessoas de fora do estado", esclareceu.

"Os profissionais que participam do evento", disse Minerva Amorim, "devem tentar absorver ao máximo as atividades que serão desenvolvidas; e devem ficar atentos ao cronograma, pois em muitos dos cursos, os horários podem coincidir".

Na composição da mesa, estiveram presentes o coordenador do curso de Educação Física, professor João Luis da Costa Barros; o diretor do departamento de Articulação e Planejamento de Projetos de Extensao da Proexti, José Edilton Calado; a coordenadora do Proamde, professora Minerva Leopoldina de Castro Amorim; o assessor da coordenação de Educação Física da Secretaria Estadual de Educação, Carlyle do Livramento; a gerente da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, professora Maria Reni Formiga Carvalho; o secretario executivo, titular em exercício da Secretaria de Estado da Juventude, Deporto e Lazer (Sejel), Ricardo Marrocos; e a diretora do departamento da Pessoa com Deficiência,  Suellen Oliveira.