Equipe UFAM-BRAZIL recebe homenagem da Administração Superior nesta quinta, 13

UFAM - BRAZIL conquista o ouro da Biologia SintéticaUFAM - BRAZIL conquista o ouro da Biologia SintéticaA reitora da UFAM, professora Márcia Perales, receberá, nesta quinta-feira, 13, às 16h, os professores e estudantes que conquistaram a medalha de ouro no maior evento de Biologia Sintética do mundo, o iGEM. No evento, a equipe da UFAM apresentou projeto que trata da despoluição dos rios da Amazônia por meio de bactéria geneticamente modificada.

Durante o encontro, os representantes da UFAM que compuseram a equipe UFAM – BRAZIL serão homenageados pela administração superior da Instituição pelo excelente desempenho na disputa internacional.

Agradecimento

Após a premiação, os integrantes da UFAM – BRAZIL enviaram e-mail à reitora mensagem de agradecimento pelo apoio da administração superior da Universidade para a participação no iGEM. Confira o documento em anexo.

Mais de 230 equipes de todo o mundo disputaram as medalhasMais de 230 equipes de todo o mundo disputaram as medalhasO iGEM

O iGEM (do inglês Competição Internacional de Biologia Sintética) é o maior evento na área de Biologia Sintética, ramo da ciência que aborda a modificação genética dos seres para fins úteis. Em 2014, a competição ocorreu de 30 de outubro a 03 de novembro em Boston, nos Estados Unidos. Mais de 2.500 estudantes, divididos em mais de 230 equipes, concorreram às medalhas. Instituições como Harvard, Oxford e Cambrigde, além das brasileiras como USP, UFMG e UNESP, também apresentaram trabalhos.

O projeto

O projeto da equipe teve como objetivo a detecção e a biorremediação de mercúrio nas águas da Amazônia. Altamente tóxico, o mercúrio (Hg) pode acumular na cadeia de alimentação e consequentemente chegar ao homem, causando sérias doenças inclusive em órgãos vitais como fígado, rins e cérebro. Os estudantes modificaram geneticamente uma espécie de bactéria muito comumente utilizada em laboratório, a E. coli, introduzindo genes capazes de detectar e reter o elemento químico, despoluindo a água dos rios de forma natural.

Equipe UFAM - BRAZIL

Carlos Gustavo Nunes da Silva