G40 elabora propostas para as Pró-reitorias

Consultor expõe conceitos para nortear trabalhosConsultor expõe conceitos para nortear trabalhosEm um jogo de futebol, todos os times têm o mesmo objetivo: ganhar o campeonato. Para isso, será necessário ter jogadores que reforcem e motivem o time. O próximo passo será contratar os novos atletas e isso será feito com visitas a 20 equipes no prazo de três meses e em cada mês, as visitas serão contabilizadas.

Com essa analogia, o representante da FGV, professor João Peres, apresentou os conceitos a serem abordados na 3ª Oficina de Revisão do Planejamento Estratégico e de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFAM (PDI UFAM).  Os membros do G40 estarão reunidos até quinta-feira, 13, estabelecendo os objetivos estratégicos, estratégias operacionais, metas e indicadores da UFAM para os próximos dez anos (2016-2025), no auditório Rio Jutaí da Faculdade de Tecnologia.

Grupos propõem ações para as Pró-reitoriasGrupos propõem ações para as Pró-reitorias

Segundo o consultor, que orienta os representantes da comunidade acadêmica nas atividades, os princípios do planejamento estratégico estão presentes no dia a dia e são necessários a todas as instituições. De acordo com Perez, ganhar o campeonato é o objetivo estratégico da instituição time de futebol, o que ela pretende alcançar. A partir daí serão estabelecidas formas práticas para se atingir esse objetivo. A opção por investir na contratação de reforços para a equipe, classifica-se como uma estratégia operacional, visitar 20 clubes durante três meses, é a meta proposta. Verificar quantas visitas foram feitas por mês funcionará como um indicador para verificar se a meta foi alcançada.

Da apropriação dos conceitos, o G40 passou para a execução, traçando as estratégias operacionais, as metas e os indicadores para cada uma das Pró-reitorias da Universidade. Para ajudar na compreensão, o professor mostrou como os princípios podem ser aplicados em relação à Universidade. Segundo o consultor, ser a melhor instituição de ensino superior da região Norte poderia ser classificado como o objetivo estratégico da UFAM. Para alcançá-lo, uma das possíveis estratégias operacionais seria reforçar os investimentos na qualificação dos professores , com o crescimento do número de doutores na Instituição. Aumentar em 40% a quantidade de doutores no corpo docente da UFAM nos próximos quatro anos foi o exemplo de meta proposta. “Para ser a melhor da região norte, eu posso ter vários objetivos estratégicos, estratégias operacionais, e desdobrá-las em várias metas porque eu tenho de ver toda a minha parte de pesquisa, de pessoal, de laboratório, por exemplo. A Universidade é muito grande então ela se desdobra em várias áreas”, explicou.