Projeto ‘Clube da Madrugada 60 anos’ promove evento nos dias 17, 18 e 19. Inscrições abertas

Clube foi fundado no ano de 1954Clube foi fundado no ano de 1954

Resgatar seis décadas de história da Literatura Amazonense, através de uma das suas mais evidentes manifestações, o Clube da Madrugada, é o objetivo primeiro do projeto de extensão de mesmo nome, sob a coordenação do professor Carlos Antônio Guedelha, do Departamento de Letras - Língua e Literatura Portuguesa (DLLP). A equipe promove, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, um evento para divulgar a produção literária dos autores filiados ao Clube.

Para se inscrever como ouvinte, será necessário ler a ficha de inscrição anexa nesta notícia e seguir os passos nela descritos. Serão aceitas inscrições realizadas até 10 de novembro. A ficha deve ser enviada para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Os ouvintes recebem certificado de 20 horas.

Visite a Fan Page Clube da Madrugada 60 anos.

O coordenador do projeto ressalta que a proposta busca incentivar o conhecimento e a leitura de obras da literatura regional. Com abertura aos públicos interno e externo da Universidade, dentre os quais estudantes de Ensino Médio, de graduação e interessados por literatura, o professor acredita que haverá maior difusão de conhecimentos nessa área. “As atividades serão as mesmas para todos os que se inscreverem como ouvintes. Haverá palestras, entrevistas, leituras dramatizadas, teatro, recitais, lançamento de livros e bate-papo com escritores, além de performances poéticas e musicais”, enumera Guedelha.Coordenador do projetoCoordenador do projeto

Ideia inicial

Em suas aulas de Literatura no Amazonas, tanto no curso de Letras quanto no Mestrado, o professor Guedelha conduzia reflexões sobre a importância histórica do Clube da Madrugada, sempre como um tópico necessário durante as aulas, tanto porque fazem parte dos temas das disciplinas por ele ministradas. Desse modo, ele apresentava um pouco da trajetória do grupo criado em 1954, o Clube da Madrugada, que em 2014 completou sessenta anos. “E foi com o intuito de celebrar essa efeméride que planejamos o evento e vamos pô-lo em execução neste mês de novembro”, destaca o professor.

O coordenador ressalta ainda a amplitude das atividades a serem desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão, para além do evento. “Desenvolvemos atividades voltadas para a produção literária da Amazônia, de uma forma geral, e do Amazonas em particular. E na literatura do Amazonas o Clube da Madrugada é um divisor de águas no sentido da atualização das artes no Estado, por isso dedicamos atenção especial aos poetas e ficcionistas dessa agremiação”, diz.Conplexa é responsável pelo eventoConplexa é responsável pelo evento

Conplexa

Trata-se da sigla para Coordenação e Núcleo de Pesquisa em Linguagens de Expressão Amazônica. É um grupo de estudos vinculado ao DLLP da UFAM, do qual participam professores, pesquisadores, alunos de Graduação, Iniciação Científica e Pós-Graduação. Todo o evento está sendo planejado e será executado pelo Conplexa. O grupo apresentará, na tarde do primeiro dia de evento, “Cenas da vida ribeirinha”, que é uma montagem de poemas de autores amazonenses. Para conhecer a programação completa, acesse o folder.

Sobre o coordenador do projeto

O professor Carlos Antônio Guedelha mantém o site Recanto das Letras com textos, e-books e informações sobre Literatura. Além de coordenar o Projeto sobre o Clube da Madrugada, ele participa de três grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa (GEPELIP/UFAM), Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora (GEIM/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP) e Núcleo de Estudos de Semântica lexical (NES/Universidade Federal de São Carlos - UFSC).

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Ficha de inscrição.doc)Ficha de Inscrição[ ]2832 kB
Fazer download deste arquivo (Folder Clube da Madrugada.pdf)Folder Clube da Madrugada[ ]6846 kB