Participe da pesquisa sobre as melhores instituições para estudar na Ibero-américa

A UFAM é associada à Organização das Américas para a Excelência Educativa (Odaee) e participará da pesquisa de opinião responsável por elaborar o Ranking das Melhores Instituições para Estudar na Ibero-américa - Organização das Américas para a Excelência Educativa. Até o dia 15 de dezembro, é preciso que o maior número possível de pessoas responda a pesquisa. As respostas são confidenciais e podem participar docentes, discentes e ex-alunos.

O objetivo da pesquisa é conhecer a satisfação em pontos específicos, facilitar a elaboração de estratégias específicas para sanar ou reforçar pontos relevantes que contribuam para a melhora e crescimento da instituição e ainda gerar compromisso de qualidade total em todas as áreas da Universidade.

Saiba como responder a pesquisa.

Participação

Para a reitora, professora Márcia Perales, além de contribuir para uma autoavaliação do desenvolvimento acadêmico, a pesquisa representa a liberdade de expressão que ajuda a construir a Universidade: “A opinião de cada integrante da comunidade é muito importante, e a Universidade deseja conhecer essa opinião”, ressalta a reitora. A professora acrescenta que os resultados serão correlacionados com avaliações internas, as quais são realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) ou por meio dos Portais do Aluno, do Servidor e do Professor.

A reitora enfatiza que a comunidade precisa entender o alcance da pesquisa inclusive em nível internacional: “Isso vai gerar um rankeamento e isso vai possibilitar à Ufam receber alunos de todo o mundo”. Ela informou ainda ser relevante “haver um quantitativo de respostas, independente de conteúdo, que seja a expressão da maioria da comunidade”. Além disso, a professora Márcia Perales pede que cada pessoa responda com liberdade total para colocar o que acha que deve e o que não deve, mas refletindo com cuidado sobre cada questão.

Em mensagem direcionada a cada integrante da comunidade universitária, a reitora incentiva que todos opinem: “Participem, porque a pesquisa vai trazer outras informações, que agregadas às que nós já temos, vão nos possibilitar um melhor conhecimento sobre o nosso potencial, os desafios que devemos encarar, e colocar inclusive no nosso planejamento estratégico que já está em curso”.

Ao comentar sobre o assunto, o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Naziano Filizola ressalta um aspecto importante sobre a participação: "De acordo com a Odaee, a pesquisa será considerada válida (para efeito de tabulação) se houver 51% de participantes”, concluindo: “Esperamos que os segmentos chamados (professores, discentes e ex-alunos) aceitem participar, pois os dados gerados servirão como fonte para ampliação das ações em curso e para a implantação de novas estratégias com vistas ao aumento de oportunidades de mobilidade in e out, isso tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação".

Sobre o Ranking

O Ranking é uma pesquisa realizada pela Organização das Américas para a Excelência Educativa – ODAEE, aplicada simultaneamente em 21 países, com a intenção de conhecer mais sobre a experiência do aluno, o que ele necessita e busca em uma instituição educativa, bem como saber o que requer para sentir-se orgulhoso do lugar onde estuda.