Feira aproxima UFAM do setor empresarial nos dias 3 e 4 de dezembro

A I Feira Amazônia de Oportunidades será um grande evento que reunirá, dias 3 e 4 de dezembro, empresários e pesquisadores para viabilizar a troca de tecnologia entre a setor produtivo e a Academia. Durante o evento, os representantes da UFAM apresentarão as pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias inovativas e as empresas, demandas em tecnologia para que os pesquisadores possam propor soluções. Inscrições abertas.

UFAM mostrará avanços em tecnologia, diz reitora Márcia PeralesUFAM mostrará avanços em tecnologia, diz reitora Márcia Perales

Visando estreitar o relacionamento entre o meio acadêmico e o setor empresarial, a I Feira Amazônia de Oportunidades pretende congregar quase mil pessoas entre empresas, instituições de Ciência e Tecnologia e a sociedade em geral em torno de pautas comuns (veja programação em anexo). “Quando se cria essa oportunidade, através da Pró-reitoria de Inovação, o que nós estamos reafirmando é que a Universidade Federal do Amazonas compreende seu papel, a sua importância, e deu passos importantes, mas ela tem inúmeros desafios dentre os quais essa aproximação com o setor produtivo”, comentou a reitora da UFAM, professora Márcia Perales. “Nós poderemos mostrar no que nós avançamos, os passos que demos em relação aos registros, à forma de proteção, ao modo como a Universidade entende a tecnologia de ponta e entende a tecnologia social”, ressaltou a gestora.

De acordo com a reitora, a aproximação da Instituição com o setor empresarial trará benefícios para ambas as partes e redundará em desenvolvimento econômico e social para o estado e para a região. “Isso tudo congrega para aquilo que eu falo tão fortemente: nós queremos ser excelência do ponto de vista acadêmico, mas se essa excelência não se traduz em compromisso social, ela perde a sua razão de ser. E essa é mais uma oportunidade para a UFAM se fortalecer à luz desse princípio”, frisou.

Protec realiza o eventoProtec realiza o eventoPromovido pela Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), a I Feira abrangerá dois outros eventos, o II Workshop de Interação de Instituições de Ciência e Tecnologia e Empresas e o I Seminário Técnico Científico de Economia Criativa, Inovação e Sustentabilidade. O evento compreenderá também a realização de atividades voltadas para discutir a economia criativa, conhecimentos tradicionais, patrimônio genético e o próprio relacionamento entre academia e empresa. “É um momento em que a Universidade mostra seus ativos intelectuais, tangíveis e intangíveis, e que a sociedade, por meio do setor produtivo, pode dialogar e vê o que ele pode transformar em produtos, processos, serviços e marcas para gerar bem estar social”, revelou a pró-reitora da Protec, professora Socorro Chaves.

Além disso, o evento disponibilizará três espaços para viabilizar a aproximação entre os pesquisadores da UFAM e os empresários de Manaus. No primeiro salão, chamado Salões de Interações Criativas, os pesquisadores poderão mostrar todas as competências da Universidade, principalmente, em se tratando do registro de patentes e tecnologias sociais. “Vamos apresentar cerca de 70 registros e cem tecnologias sociais e as empresas vão olhar para a nossa produção para ver o interesse que elas têm em relação a alguma tecnologia, algum registro, para nós pensarmos na possibilidade de transferência de tecnologia que beneficie a sociedade”, informou a pró-reitora.

O Salão de Soluções Inovativas permitirá às empresas relatar problemas que precisam de solução técnico científica sobre os quais os pesquisadores possam atuar. No terceiro espaço, o Salão de Oportunidades, os profissionais da UFAM se encontrarão com os empresários para pensar a cooperação ou transferências e tecnologia entre os participantes.

Confira a Programação da I Feira Amazônia de Oportunidades: