Quinta edição do SAAMA inicia nesta quarta (12)

A quinta edição do Seminário Amazonense de Atividades Motora objetive discutir o panorama da inclusão de pessoas com deficiência em diversos âmbitos, mas, principalmente, busca socializar os conhecimentos em torno da prática esportiva desse segmento. O evento é promovido pelo Programa de Atividades Motoras - Proamde para Deficientes, da Faculdade de Educação Física e Fisioterpaia – FEFF da Ufam e acontece de 12 a 14 de novembro, nas dependências da unidade acadêmica.

A Educação Física é importante para pessoas com deficiência para que a sociedade possa observar as potencialidades que podem ser desenvolvidas ao longo da vida. Além disso, o esporte é uma significativa forma de reabilitação. Seja qual for o objetivo, a prática esportiva é o momento em que todos conseguem tarbalhar seus potenciais, seja de maneira amadora (por exemplo cadeirantes que participam de corrida de rua) ou como profissionais (jogadores de basquetebol em cadeira de rodas).

“Algumas pessoas iniciam o processo de reabilitação através de atividades motoras, e quando passam a conhecer suas potencialidades percebem o quanto podem fazer, e a prática esportiva vem através das atividades simples que realizam no processo de reabilitação. Contudo, o esporte surge no momento onde essa pessoa com deficiência tem a possibilidade e a oportunidade de mostrar seu verdadeiro potencial e o esporte é a chave para a porta”, destaca a professor Minerva Amorim, coordenadora do Proamde.

O Proamde consolida o trabalho a favor da inclusão da pessoa com deficiência em locais comuns a pessoas sem deficiência, onde a pessoa com deficiência possa frequentar e praticar qualquer atividade física e/ou desportiva sem nenhum tipo de restrição, e que estes locais estejam preparados (acessíveis) a qualquer pessoa com ou sem deficiência. Em Manaus já existem alguns programas, como o Viver Melhor Atividades Motoras que foi idealizado pela professora Kathya Augusta Thomé Lopes (Pró-Reitora de Assuntos Comunitários), que oferecem atividades motoras e atividades esportivas para pessoas com deficiência. “Assim como algumas acadêmicas também já estão se preparando para atender esta clientela. Em termos de Estado do Amazonas, o município de Parintins também já está desenvolvendo atividades para pessoas com deficiência através de programas de atividades motoras” pontua MInerva.

O V Seminário Amazonense de Atividades Motoras Adaptadas com o tema “A Educação Física como meio de reabilitação e rendimento para futuros atletas paralímpicos” inicia no dia 12 e segue até dia 14 de novembro na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz final (1).pdf)Cartaz SAAMA[ ]596 kB
Fazer download deste arquivo (ficha_de_inscricao_saama2014 (1).pdf)Ficha de Inscrição SAAMA[ ]83 kB
Fazer download deste arquivo (FOLDER SAAMA (1).doc)Folder SAAMA[ ]9954 kB
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable