Design do Amazonas em pauta no I Ciclo Internacional de Palestras

Contribuir para o ensino, a educação, a formação, a qualificação e a atuação do Design nas mais diversas áreas do conhecimento e de mercado é o objetivo do 1º Ciclo Internacional de Palestras sobre Design no Amazonas (I CINPAD), que ocorre até esta sexta-feira, 7, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES). Representado a reitora, professora Márcia Perales, a pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves, participou da solenidade de abertura do evento.

De acordo com a pró-reitora, a UFAM desenvolve uma empreitada que a partir da inovação tem como vetor importante de desenvolvimento não somente o institucional, mas o recondicionamento para o desenvolvimento regional. O design tem sido uma ferramenta estratégica para esse trabalho. Durante o discurso, a pró-reitora agradeceu aos alunos e professores do curso pelo apoio junto à Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), tanto nos projetos quanto na participação das ações desenvolvidas por aquela pró-reitoria.

A coordenadora do evento e Chefe de Departamento de Design, professora Karla Mazarello Pacheco, disse que a idealização do I CINPAD partiu da necessidade da aproximação de profissionais das diversas instituições de ensino e pesquisa, tanto nacional quanto internacional, oportunizando o contato dos acadêmicos como também permitir o conhecimento da realidade local. A forma de trabalho desenvolvida aplicada no design regional é um diferencial que os convidados nacionais e internacionais terão a oportunidade de conhecer.

"O design como uma atividade projetual possibilita sua atuação em diversas áreas do conhecimento, auxiliando inúmeros profissionais. Esse auxílio pode partir de projetos gráficos ou de produtos. E, a ênfase dada a Amazônia só faz fortalecer o nosso conhecimento, pois evidencia as nossas raízes, a cultura e o que temos de melhor em termos de trabalho no Amazonas", comentou.

A coordenadora disse também que, o design como vetor estratégico pode alavancar a marca e os serviços de uma empresa, de instituições e da própria  Universidade, a qual acredita na formação desse profissional.

A programação do I CINPAD está bastante diversificada. A palestra 'Metodologia do Projeto de Design' proferida pelo professor Bernabé Hernandis Ortunio da Universidade Politécnica de Valência (Espanha), é a atração internacional. O palestrante analisa de forma positiva a troca de conhecimento e dá importância ao design de culturas tradicionais da Amazônia.

"É interessante na atualidade que o design é uma disciplina transversal para todas as áreas do conhecimento. E por outro lado, a sustentabilidade e a ergonomia implicam em recorre a todos os aspectos que envolvem a sociedade. No âmbito do design, é muito importante sua adaptação em cada campo do conhecimento, dependo das circunstancias e de como é realizado, necessitamos realizar contatos para expor a nossas experiências de diferentes partes de mundo", completa.

Na composição da mesa, estiveram presentes, além da pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves, o Diretor da Faculdade de Tecnologia (FT), professor José de Castro Correia, a chefe de Departamento do Curso de Design, professora Karla Mazarello Pacheco, e a coordenadora do Curso, professora Patrícia dos Anjos Braga.