Professores da UFAM são agraciados com o Prêmio Samuel Benchimol 2014. Cerimônia será no dia 21/11, no Acre

Premiação será no dia 21 de novembroPremiação será no dia 21 de novembro

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) tem três de seus docentes dentre os vencedores da edição 2014 do Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. A cerimônia de premiação será no próximo dia 21 de novembro, no Acre.

O professor Carlos Gustavo Nunes da Silva, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) foi o segundo colocado na Categoria Ambiental com o projeto ‘Produção de ração rica em proteínas a partir de insetos para a aquicultura na Amazônia’; a professora Cláudia Guerra Monteiro, vinculada à Faculdade de Educação (Faced) conquistou o segundo lugar na Categoria Social com o projeto ‘Pé-Yara – o mapa tátil do Amazonas: o jogo cidadão’; e o docente Antônio Batista da Silva, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), foi o terceiro nessa categoria com o projeto ‘Meliponicultura como alternativa de renda para o pequeno produtor rural’.

‘Mapa Pé-Yara’ redesenha o Amazonas

Crianças testam o projetoCrianças testam o projeto“Aprender ludicamente sobre a cultura, a economia, a política e os espaços geográficos dos 62 municípios do Amazonas é a proposta do Mapa Pé-Yara, o primeiro mapa tátil exclusivamente Amazônico construído com fibras e materiais extraídos da flora e da fauna amazônica”, explica a autora do projeto, professora Cláudia Guerra. Segundo ela, o mapa é direcionado aos alunos das séries iniciais, ensino fundamental e médio portadores de necessidades especiais visuais ou não inseridos no sistema público de ensino de Manaus. O protótipo do mapa está pronto e busca linhas de financiamento para que o produto chegue ao mercado, e finalmente às escolas.

Ao avaliar a conquista, a professora diz que “o prêmio Samuel Benchimol tem um peso enorme para todos os pesquisadores da região, uma vez que já é uma referência nacional e tem atingido seu objetivo de dar premiações a instituições, empresas e segmentos que têm trabalho sério e competente em prol da sociedade”. A premiação, segundo ela, agrega valor à Faced e à UFAM, de forma ampla, e contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico na região. “Este é o primeiro Mapa Tátil do estado, e já resultou em dois pedidos de patente pela Fapeam”, conclui.

Aquicultura deve ser beneficiada no AMAquicultura deve ser beneficiada no AMRação para peixes à base de insetos

A ideia que deu origem ao projeto do professor Carlos Gustavo surgiu quando ele ainda cursava mestrado em Entomologia [estudo dos insetos] no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). “Visitando uma propriedade rural, observei que o proprietário deixava o lixo orgânico de propósito na ponte do lago para que moscas colocassem seus ovos e larvas, posteriormente se desenvolviam caindo na água. Os peixes adoravam (e adoram). Me perguntei [sic] se não dava para fazer isso em larga escala na alimentação animal”, esclarece o autor.

Ao produzir em larga escala, segundo o pesquisador, há muitas vantagens como o barateamento do alimento para os produtores de peixes, assim como parra a avicultura e outras criações pecuárias; a alimentação dos insetos imaturos com rejeitos de orgânicos de restaurantes, indústrias de alimento, escolas etc.; e a produção de fertilizantes para a horticultura em Manaus e na região metropolitana, inclusive para a jardinagem. “Com o prêmio, damos visibilidade ao projeto e fomentamos novas parcerias para as pesquisas em andamento”, conclui o professor.

Sobre o prêmio

A iniciativa já existe há 11 anos e é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Banco da Amazônia. Em 2014, serão distribuídos R$ 400 mil em premiações, sendo R$ 65 mil para cada categoria. A lista completa de premiados está disponível na página Amazônia.desenvolvimento.

Os Prêmios visam a promover a reflexão e propor ações sobre as perspectivas econômicas, científicas, tecnológicas, ambientais, sociais e de empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. Através deles, também é possível fomentar a interação permanente entre os setores governamentais, empresariais, acadêmicos e sociais desta Região.

Os agraciados da UFAM

Categoria Ambiental

2º Colocado – Carlos Gustavo Nunes da Silva.
Instituição – Universidade Federal do Amazonas.
Projeto – Produção de ração rica em proteínas a partir de insetos para a aquicultura na Amazônia.

Categoria Social

2º Colocado – Claudia Guerra Monteiro.
Instituição – Universidade Federal do Amazonas.
Projeto – Pé-Yara- o mapa tátil do amazonas: o jogo cidadão.

3º Colocado – Antonio Batista da Silva.
Instituição – Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
Projeto – Meliponicultura como alternativa de renda para o pequeno produtor rural.