MEC divulga locais de prova e informações aos candidatos do ENEM 2014

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ocorre neste final de semana, 8 e 9, em todas as unidades da Federação e no Distrito Federal, às 13h (horário oficial de Brasília). O ENEM 2014 tem mais de 8,7 milhões de candidatos inscritos, o que corresponde a um aumento de 21,6% em relação ao do ano passado.

Os candidatos terão quatro horas e trinta minutos, no primeiro dia, para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão cinco horas e 30 minutos para as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e elaboração da redação. Os candidatos devem ficar atentos ao horário de fechamento dos portões, pois não será permitido o acesso após o fechamento.

O ENEM é o principal processo de acesso ao ensino superior do país em universidades federais e também é utilizado para pleitear bolsas de estudo em universidades particulares (Prouni). No exame passado, 115 universidades públicas adotaram a nota do ENEM como critério de ingresso em seus cursos. A Ufam adota a nota do Exame para 50% (1.905) das vagas oferecidas para os seus 117 cursos.

No Amazonas são 184.864 candidatos (2,12% do total de inscritos), os quais devem ficar atentos ao horário. Com o horário oficial de verão, o fechamento dos portões ocorre às 11h, na maioria dos municípios do estado, no horário local. Os portões dos locais de provas serão abertos às dez horas. Os candidatos não poderão utilizar qualquer meio eletrônico e é obrigatório o uso de caneta esferográfica preta transparente.  As demais orientações estão no cartão de inscrição do candidato.

Números desta edição

A região Norte tem 950.245 inscritos (10,89%), crescimento de 27,36% em relação ao último ENEM (2013). A região Sudeste tem o maior número de inscritos, com mais de três milhões de candidatos, e o Centro-Oeste o menor, com 772.658 candidatos. O estado de São Paulo tem o maior número de candidatos (1.324.486) e o estado de Roraima o menor número de participantes, 26.703 candidatos.

O público feminino é maior que o masculino, com 3,6 milhões de inscritos (41,88%). Com relação à faixa etária, chama a atenção o número de menores de 16 anos. São mais de 499 mil participações de estudantes que nem terminaram o ensino médio e com menos de 18 anos. A maioria que participa do Exame está na faixa etária entre 17 e 30 anos.

Outro número que chama atenção é o de candidatos que não concluíram e não estão cursando o ensino médio. São mais de 537 mil que estão nessa condição e que participam do Exame no próximo fim de semana. Mesmo quem não concluiu o Ensino Médio e tiver mais de 18 anos de idade até a data da prova em cada ano, pode responder ao exame e tentar tirar o Certificado do Ensino Médio, como se fosse num exame Supletivo.