Na abertura do evento, o maestro Nivaldo Santiago receberá Título de Professor Emérito

A Universidade Federal do Amazonas sedia de 3 a 7 de novembro a terceira edição do Simpósio Internacional de Música na Amazônia (III SIMA), realizado pelo curso de Música. No primeiro dia do evento, será realizada,no Teatro Amazonas, às 20h, a cerimônia de outorga do título de Professor Emérito ao maestro Nivaldo de Oliveira Santiago, por sua notória atuação na área.

Pela primeira vez, a UFAM e o Amazonas receberão umas das edições do SIMA, único evento internacional em música realizado na região Amazônica Ocidental. O simpósio focaliza a produção acadêmica, científica e artística, nas subáreas da música: etnomusicologia, culturas tradicionais, educação musical, performance, teoria musical, entre outras, visando a produzir conhecimento e a formar olhares multidisciplinares de pesquisa.

Os interessados em participar podem efetuar inscrição via e-mail ou entregá-la na Coordenação do Curso de Música, situada no Bloco Mário Ypiranga do Instituto de Ciências Humanas e Letras, 3º andar, setor Norte do campus universitário.

A programação do III SIMA incluirá cursos, palestras, mesas-redondas, comunicações orais e apresentações artísticas que irão possibilitar as relações sociais, culturais e acadêmicas entre os participantes

Honra ao Mestre Maestro

Professor será condecorado na noite desta segunda, 03Professor será condecorado na noite desta segunda, 03

Durante o primeiro dia do III SIMA, a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, concederá ao maestro Nivaldo de Oliveira Santiago o título de Professor Emérito da UFAM por sua trajetória de vida, dedicada à música da região Norte e, sobretudo, ao desenvolvimento acadêmico das Artes na Universidade.

O Maestro Nivaldo de Oliveira Santiago nasceu no Amazonas, no dia 14 de julho de 1929. É professor de música, compositor e regente. Graduou-se em piano pela Faculdade de Música “Carlos Gomes”, em São Paulo. Santiago estudou órgão em Bolonha, Itália, onde teve a oportunidade de apresentar-se com conjuntos vocais e instrumentais. No Brasil, foi aluno de Ângelo Camin, formador de uma geração de organistas, na cidade de São Paulo. Especializou-se em Musicologia, sob orientação do professor Macário Santiago Kastner, em Lisboa, Portugal, como bolsista da Fundação “Calouste Gulbenkian”. Frequentou cursos de composição, regência coral e orquestral com João Gomes Jr., Emerich Csamer, Fritz Iöede e Michel Corboz, no Brasil e no exterior.

Ao longo de mais de 60 anos Nivaldo Santiago vem se dedicando ao desenvolvimento do Canto Coral no país, sendo pioneiro na criação de corais desde São Paulo, e principalmente no norte, onde o Coral “João Gomes Jr.”, está em atividade, em Manaus, AM, desde 1956, por sua iniciativa. Criou e dirigiu por vários anos o Coral Universitário, o Madrigal “Camerata de Belém”, e a Orquestra da Universidade Federal do Pará, bem como o Coral Universitário do Amazonas.

Nivaldo de Oliveira Santiago foi responsável pela transformação do Conservatório de Música Joaquim Franco em unidade acadêmica da Universidade do Amazonas, em 1968. Sendo diretor do antigo Instituto de Letras e Artes, hoje Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL. Em 2009, o maestro foi homenageado com o livro “Nivaldo Santiago: uma Amazônia em música” por seus 80 anos e pela criação do Coral João Gomes Júnior.

Ficha de inscrição e programação do III SIMA em anexo

INSCRIÇÃO