90% das ações propostas no Plano já estão em andamento

PDE maximizará serviços do HUGVPDE maximizará serviços do HUGVVisando otimizar as ações do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), foi apresentado nesta sexta-feira, 30 de outubro, o Plano Diretor Estratégico da Unidade Médica da UFAM para os próximos dois anos. Das 25 ações propostas pelo Plano, 90% já estão em execução. A cerimônia foi realizada no auditório Doutor Zerbini e contou com a presença dos gestores da Universidade e da Empresa Brasileira de serviços Hospitalares (EBSERH).

"Plano contempla dimensões importantes para o Hospital", diz reitora"Plano contempla dimensões importantes para o Hospital", diz reitoraO Plano Diretor Estratégico (PDE) do HUGV foi elaborado para nortear o trabalho dos profissionais do Hospital com vistas a permitir que o HUGV desenvolva e apoie, de forma indissociável e integrada, o ensino, a pesquisa e a assistência à comunidade, o que, conforme o PDE, constitui-se a missão da Unidade de saúde e educação.

De acordo com a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, o desenvolvimento do PDE do HUGV representa um novo modelo de gestão adotado pelo Hospital, que se baseia nos princípios modernos da administração. “O PDE é importantíssimo porque ele é condição para que nós possamos administrar o Hospital da maneira correta; fazendo um planejamento tecnicamente bem orientado, politicamente bem encaminhado, eticamente correto”, informou. Segundo a gestora, o documento foi produzido de forma a contemplar todas as dimensões importantes para o bom funcionamento do Hospital tanto do ponto de vista administrativo quanto do cuidado e atenção dedicados aos pacientes do HUGV.

A reitora relembrou o processo de análise que antecedeu a adesão do HUGV à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e confirmou como acertada a decisão tomada pela Instituição em razão da nova fase vivida pelo HU. “Entendemos, naquele momento, que esse era o caminho, embora fosse uma exigência legal, politicamente, era o caminho”, disse a professora. “É uma parceria importantíssima. A forma como nós nos relacionamos mostra, sem nenhuma dúvida, quem está administrando esse Hospital”, comentou.

Comunidade universitária presente à apresentação do PDEComunidade universitária presente à apresentação do PDEO vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, expressou a satisfação em participar desse momento da história do Hospital e destacou que, apesar de muitos desafios se mostrarem diante dos gestores da Unidade Médico-escolar, muitos avanços também foram concretizados, citando, por exemplo, a conquista da nova infraestrutura do Hospital, tão desejada pela comunidade acadêmica, e a necessidade de pessoal suficiente para atender às demandas do Hospital. “Esse é um dos nossos grandes desafios e nós estamos começando a dar conta disso”, revelou o professor, ao dizer que o PDE será um instrumento para o enfrentamento da questão. “Se o PDE for seguido de fato, o HUGV poderá servir de referência para outros hospitais do nosso Estado”, vislumbrou.

"Melhora já é visível", afirma superintendente"Melhora já é visível", afirma superintendenteSegundo o superintendente do HUGV, Rubem Alves da Silva Júnior, o PDE é fruto do trabalho de um grupo de gestores da unidade que participou do curso de especialização em Gestão de Hospitais Universitários no Sistema Único de Saúde, promovido pelo Hospital Sírio-Libanês em convênio com a EBSERH. Durante dez meses, os profissionais foram capacitados para identificar os pontos fortes e fracos do Hospital e para traçar estratégias que viabilizem a melhoria contínua dos serviços do HU.

Ainda de acordo com o superintendente, foram detectados cinco macro problemas, dentre eles a assistência à saúde prejudicada em termos de qualidade e quantidade tendo como resultado a sobrecarga de demanda. Para solucionar esta situação, o PDE prevê, entre as oito ações propostas, a habilitação e qualificação dos serviços médicos assistenciais do HUGV. “O Plano é para o Hospital atual e a melhora já é visível. Quem anda pelo Getúlio Vargas vê que os processos já estão diferentes”, comentou.

"Era preciso qualificar os gestores dos HUs", informa representante da EBSERH"Era preciso qualificar os gestores dos HUs", informa representante da EBSERHA presidente da EBSERH em exercício, Jeanne Michel, elogiou o desempenho da equipe de gestores do HUGV por compreender a importância do PDE para a Unidade e pelo compromisso em executá-lo. “Nós queremos apoiar aquilo que já é bem feito”, disse Jeanne. “Era preciso qualificar as equipes de gestores dos HUs para que elas possam atuar. Os hospitais universitários são fundamentais, pois fazem a interface com a comunidade, eles fazem parte da sua vida”, ressaltou.

Para a diretora do Departamento de Planejamento da Secretária de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Radja Lopes, o PDE do Hospital Universitário da UFAM traz uma nova visão da gestão hospitalar para as unidades da rede SUS. Ela acredita que o HUGV possa se tornar modelo de gerenciamento para os demais hospitais públicos do Amazonas.

Após a solenidade de apresentação do Plano Diretor Estratégico do HUGV, os gestores visitaram as obras para a construção do novo Hospital.