Carreta da Mulher realiza cerca de 150 exames na UFAM

Pacientes aguardam na unidade móvelPacientes aguardam na unidade móvelMamografia, ultrassonografia da mama e transvaginal foram os exames realizados por cerca de 150 mulheres nos três dias (28, 29 e 30) em que a Carreta da Mulher esteve no estacionamento da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF). Esta primeira edição resulta da parceria entre a UFAM, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e teve como objetivo principal conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e de outros tipos da doença comuns entre as mulheres.

A servidora Nubiane Freitas, 28, secretária do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC), realizou dois exames de ultrassonografia na Carreta da Mulher nesta quinta-feira (30). “Eu fiz um exame pela manhã e outro agora à tarde”, disse, referindo-se às ultrassonografias de mama e transvaginal. Nubiane ficou muito feliz com a iniciativa, pois os procedimentos são rápidos e o laudo sai na hora. “Não é preciso sair do local de trabalho para realizar consultas médicas e exames, e isso torna tudo mais prático”, ressaltou a servidora, ao revelar que esta é a primeira vez que tem a oportunidade de realizar ultrassom da mama.

Servidora Nubiane realizou examesServidora Nubiane realizou examesNão somente as servidoras da Universidade puderam utilizar o serviço, mas também alunas, empregadas das prestadoras de serviços terceirizados e mulheres de bairros adjacentes. A dona Anselma de Oliveira, 43, no entanto, não se encaixa em nenhuma dessas situações. “Meu filho participa do Proamde [Programa de Atividades Motoras para Deficientes] e eu soube que a Carreta estaria aqui, então resolvi fazer ultrassom da mama enquanto ele está nas atividades do Programa”, explicou ela, que fez o exame pela última vez em 2013, também na Carreta.

Iniciativa de sucesso

Segundo os coordenadores da ação, a assistente administrativa Cássia Santos e engenheiro de Segurança no Trabalho Luís Carlos de Lima, a iniciativa de trazer a Carreta da Mulher para dentro da Ufam deu muito certo, e eles pretendem reforçar a parceria e criar oportunidades de acesso na Universidade. “A diretora do Departamento de Apoio ao Servidor da Progesp, professora Márcia Irene Andrade, realizou o contato com a Semsa solicitando unidades móveis para esse período e trouxemos a Carreta”, lembrou Cássia.

Foram atendidas cerca de 50 pacientes por diaForam atendidas cerca de 50 pacientes por diaPara a prestação do serviço, foi necessária toda uma preparação, como instalações elétricas, água e banheiros nas proximidades de instalação da unidade móvel. Além disso, os médicos do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) chegaram a atender mais que o dobro de pacientes nos três dias, pois as mulheres com menos de 40 anos necessitam de encaminhamento para realizar os exames na Carreta. “Se o normal são seis atendimentos, foram realizados 12 ou mais nos dias 28, 29 e 30”, explicou a assistente social da UFAM. Luís Carlos, que será gestor da Divisão de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST), comemorou a receptividade da ação pela comunidade universitária e público externo, agradecendo a Susam pela parceria.

Além dessa ação, há outras atividades que resultam da parceria entre a UFAM e a Semsa no espaço do CAIS, como a distribuição gratuita de preservativos masculinos e a disponibilização de vacinas contra as hepatites, a febre amarela, a tríplice viral e a H1N1, sendo esta última disponibilizada durante campanhas específicas, e as demais durante todo o ano.