Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas. Saiba como participar

Reunião da Propesp com rerpesentantes do CNPqReunião da Propesp com rerpesentantes do CNPqJovens pesquisadores de todo o País poderão se inscrever para a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista. Podem concorrer estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, mestres e doutores. As inscrições vão até 19 de dezembro. Visite a página do Prêmio e saiba como participar da 28ª edição (www.jovemcientista.cnpq.br).

Acesse o vídeo do Prêmio Jovem Cientista e conheça a iniciativa, que faz parte da proposta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para incentivar a popularização do conhecimento científico em todos os níveis. Com o intuito de divulgar a estratégia, os representantes do Conselho, Francisco Mário e Ana Cláudia, estiveram na UFAM no último dia 29 de outubro.

Eles apresentaram a coordenadores e colaboradores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) os prêmios de incentivo criados pela entidade para divulgar a ciência e estimular estudantes e professores do Ensino Médio e Superior a realizarem pesquisas e/ou trabalhos que possam ser premiados e gerar oportunidades.

“Um prêmio pode mudar a vida do estudante: já vimos um trabalho premiado abrir oportunidade de um aluno de graduação direto para o mestrado. Outro foi contratado por uma empresa alemã, depois que viram sua pesquisa. O valor do prêmio recebido acaba sendo secundário. Esse é o resultado que  pretendemos”, comentou Ana Cláudia.

Há premiações para todos os níveis de ensinoHá premiações para todos os níveis de ensinoDentre os prêmios apresentados, que em breve terão chamada divulgada pela Propesp, está o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, que premia os trabalhos de destaque entre os bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, considerando os aspectos de relevância e qualidade de seu relatório final de pesquisa. Ainda são premiadas instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que tenham contribuições relevantes nas metas do Programa.

XXVIII Edição do Prêmio

O PJC deste ano busca projetos inovadores no setor de alimentos. E as temáticas específicas giram em torno destes questionamentos: Como produzir alimentos sem degradar o ambiente? Como satisfazer às necessidades nutricionais de uma população humana que cresce e envelhece? Como diminuir o desperdício e aumentar a qualidade da dieta? Se você pesquisa esses temas, busque informações sobre o Prêmio e participe.

Premiação

Na categoria Mestre e Doutor, os vencedores são agraciados com R$30 mil (1º lugar); R$20 mil (2º lugar) e R$15 mil (3º lugar). Para estudantes do Ensino Superior, os valores são de R$15 mil (1º lugar), R$12 mil (2º lugar) e R$10 mil (3º lugar).

No Mérito Institucional, serão pagos R$35 mil para cada uma das duas instituições que tiverem o maior número de trabalhos com mérito científico. O pesquisador indicado para a Menção Honrosa receberá R$35 mil.

Todos os premiados recebem bolsas de estudo do CNPq, caso atendam aos critérios normativos do órgão, descritos no site www.cnpq.br/bolsas. Os pesquisadores classificados em primeiro lugar em cada uma das categorias participarão de Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2015.

Fonte: http://www.jovemcientista.cnpq.br/

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Apresentação dos Prêmios CNPq.ppt)Apresentação dos Prêmios[ ]7297 kB
Fazer download deste arquivo (Cartaz XXVIII PJC.PDF)Cartaz[ ]1465 kB
Fazer download deste arquivo (Folder XXVIII PJC.PDF)Folder[ ]1377 kB
Fazer download deste arquivo (Regulamento do XXVIII PJC.doc)Regulamento - PJC[ ]198 kB