Ufam promove corrida para comemorar o Dia do Servidor Público

Realizada pela primeira vez, a Corrida e Caminhada do Servidor Público da UFAM busca promover a integração da comunidade acadêmica. A prova de atletismo é uma atividade em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado nesta terça (28 de outubro). A concentração e largada foram no Centro de Convivência, no setor Norte, e a chegada, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor Sul do campus.

Ao longo dos três últimos anos foram realizados doze concursos pela Universidade Federal do Amazonas. Mais de 700 servidores passaram a integrar a equipe de profissionais da Instituição. Em 2014, seis editais ofereceram mais de 370 vagas para as unidades da UFAM, dentre elas o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e para o magistério superior. Segundo o Departamento de Recursos Humanos (DRH), tudo isso foi possível devido à política de expansão das universidades públicas através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído em 2007. Em 2005, os campi do interior do Amazonas também se expandiram demandando, assim, mais servidores.

Concentração no Centro de ConvivênciaConcentração no Centro de ConvivênciaA Gestão Superior, através do Departamento de Recursos Humanos, oferece cursos de capacitação para os servidores em diferentes áreas, como informática básica e línguas estrangeiras.Também com objetivo de integrar e proporcionar ao servidor público um ambiente salutar de trabalho, é realizada todo fim de ano letivo uma confraternização que reconhece os esforços dos funcionários em prol da desenvolvimento, do conhecimento e da comunidade acadêmica.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional. Para celebrar a data na instituição, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários organizou a I Corrida e Caminhada do Servidor Público, com percurso de 3km. A corrida teve a participação de cerca de 200 servidores das diferentes unidades acadêmicas da Universidade.

Pódio femininoPódio femininoSegundo Daniel Castro, diretor de Apoio ao Estudante (Daest) e coordenador da corrida, "a Administração Superior fica muito feliz em proporcionar esse momento aos servidores. A procura foi além das expectativas, pois a previsão de inscrição estava cotada de até 50 participantes considerando que essa atividade exige certa condição física".

Pódio masculinoPódio masculinoAo longo da prova, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (SAMU) esteve disponível para garantir mais segurança ao servidor que participava da competição. A ocupação de 1/3 da pista no sentido Norte/Sul, sinalizado com cones demarcando a pista até a chegada foi outra forma de organização do evento. Castro acredita que a corrida seja um passo inicial para uma maior integração dos servidores: "Eles ficaram motivados a participar da corrida e esperamos que eles possam se integrar a outros novos programas desenvolvidos pela Procomun", finaliza.

Para Luana Bittencourt, designer e servidora desde 2012, a corrida é "um momento de descontração e integração entre os colegas de trabalho, além de incentivar práticas saudáveis". Luana, que já correu em outros eventos esportivos na Universidade como a The Color Run ano passado, aprova a corrida e se diz animada a participar das próximas edições.

Confira as fotos da I Corrida e Caminhada dos Servidores da UFAM