Administração Superior ratifica planejamento em busca de qualidade

Ampliação da capacitação inclui cursos integralmente a distânciaAmpliação da capacitação inclui cursos integralmente a distânciaNa data em que se celebra o Dia dos Servidores Públicos, a Administração Superior da UFAM ratifica o compromisso de investir constantemente na qualificação de seus profissionais com vistas a prestar um serviço de excelência à sociedade. Por isso, em 2013, a Universidade instituiu o Plano Anual de Capacitação (PAC), uma ferramenta gerencial do desenvolvimento institucional voltado aos servidores, que já permitiu a capacitação de mais de 750 funcionários públicos.

Atendendo os seis campi da Universidade, o PAC vem oferecendo, por meio de cursos de capacitação, a atualização e o aperfeiçoamento dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Instituição. Só no primeiro ano de implementação, 438 servidores foram beneficiados com a iniciativa.

Professora Márcia Irene Andrade, diretora do DASProfessora Márcia Irene Andrade, diretora do DASDe acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Servidor (DAS) da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (Procomun), professora Márcia Irene Andrade, a UFAM pretende investir ainda mais em seus profissionais, por entender que a Instituição é formada por pessoas, que precisão ser valorizadas em suas funções laborais. Nesse sentido, a diretora informa ainda quanto à mudança do nome da Pró-reitoria que passará a chamar-se Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), evidenciando o foco do setor.  “Nós estamos em um processo de adensamento do desenvolvimento do nosso PAC. Estamos implementando de maneira forte, ativa, os programas de capacitação oferecidos aos nossos servidores da capital e do interior. Sabemos que muito ainda tem de ser feito, pois esse processo de formação nunca se esgota, é permanente”, disse.

Como previsto na construção do PAC, as parcerias com instituições particulares (Nilton Lins, Martha Falcão) e públicas (UEA), também contribuíram na formação de pessoal da Universidade. No primeiro ano, 99 servidores da capital foram capacitados, enquanto 33, somados todos municípios do interior, foram qualificados por meio de parcerias com as instituições externas.

Na modalidade educação formal, os cursos disponibilizados abrangeram áreas distintas, como o de Especialização em Administração Pública, Especialização em Gestão Hospitalar e Plenificação em Administração.

De acordo com a coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento da UFAM, Roseany Santos, nesta terceira edição do PAC, a metodologia para avaliar demandas e necessidades de cursos está sendo aprimorada.  “Este ano buscamos envolver os gestores desde o princípio da construção do programa. Para que a capacitação possa resultar em maior efetividade, é preciso trabalharmos juntos. O primeiro passo nesse sentido, foi sensibilizar os gestores a pensar seus ambientes e suas demandas”, explicou ela, informando que nenhuma unidade deixou de participar do preenchimento do formulário de levantamento de demandas.

A coordenadora também informou que os critérios de eleição dos cursos ofertados basearam-se na necessidade interna das unidades e no seu planejamento prévio, estabelecido como meta a ser alcançada.

No ano de 2014, em que o PAC foi reformulado, visando um novo cronograma de atividades, o número de cursos ofertados chegou a 11, com 314 servidores participantes e iniciou-se, também, a primeira turma do Programa em Gestão Pública, cujas aulas foram ministradas a distância para 174 servidores inscritos.

Nesta segunda edição do PAC, todos os campi do interior foram beneficiados com iniciativas de qualificação, totalizando 64 servidores inscritos em um curso para cada cidade e outros 94 participantes no Programa em Gestão Pública.

"Cursos garantem atualização", diz Dinovan Fanhaimpork"Cursos garantem atualização", diz Dinovan FanhaimporkA parceria com instituições externas se manteve durante todo este ano e atendeu à demanda de qualificação para 132 servidores e a Educação Formal está certificando 45 colaboradores. Entre os servidores qualificados está o auditor interno Dinovan Fanhaimpork. Ele afirma que os cursos dos quais tem participado contribuem para nortear medidas importantes no que cerca a questões legais da administração.

“Eu que atuo na parte de gestão de pessoal preciso ter meus conhecimentos atualizados, o que nos possibilita a troca de ideias com os demais servidores e instrutores”, disse ele, que somente este ano já participou de dois cursos.

Se para o servidor, o curso representa uma atualização profissional, para o gestor, o comprometimento da Universidade com a qualificação de seus colaboradores resulta em mudanças e melhorias no dia a dia.

A chefe de Unidade de Gerenciamento de atividade de Pós-Graduação, a psicóloga Andréa Costa de Andrade afirma que a Ufam se revela “empreendedora nas ações disponibilizadas à capacitação de sua equipe”.

“No HU observamos melhorias principalmente no desenvolvimento rotineiro das atividades bem como das habilidades e competências necessárias aos cargos e funções pertinentes ao hospital. A qualificação profissional é imprescindível para o crescimento das pessoas, formação de cidadãos, para elevação da auto-estima, melhora na qualidade de vida de quem se capacita e melhora dos serviços ofertados à comunidade na área da saúde”, comentou.

Origem da Data

A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937, por meio do decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual o dia é lembrado.

Na Universidade Federal do Amazonas, há 2.611 servidores, entre técnico-administrativos e docentes, os quais ocupam cargos na capital e nos cinco campi do interior, Humaitá, Benjamin Constant, Coari, Parintins e Itacoatiara.