UFAM crescendo com Manaus

Laboratório de ArqueologiaLaboratório de ArqueologiaA Universidade Federal do Amazonas (UFAM) recebeu as chaves do mais novo setor da Instituição, o Laboratório de Arqueologia do Museu Amazônico. O ato ocorreu na tarde desta quinta-feira, 23. A obra é uma das várias ações realizadas pela Universidade em Manaus e no interior do Estado que visam oferecer melhores condições de estudo e trabalho aos membros da comunidade acadêmica e de prestação de serviços à sociedade.

De acordo com a reitora da Federal do Amazonas, o Laboratório de Arqueologia vem juntar-se às outras edificações que a UFAM vem entregando à comunidade acadêmica. “Esse é um feito inédito para a nossa cidade que passará, por meio da Universidade, a contar com um setor específico para trabalhar essa área tão importante para a nossa sociedade”, disse. Segundo a professora Márcia Perales, nos últimos 10 anos foram criados mais de 50 cursos de graduação e a UFAM se expandiu para o interior do Amazonas de forma permanente por meio dos cinco campi nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Parintins e Itacoatiara. “A UFAM cresceu muito. Foram criados 56 cursos somente na graduação. Passamos a receber mais de cinco mil alunos por ano nos cursos presenciais Tudo isso é muito positivo para nossa Universidade, mas precisamos oferecer infraestrutura à altura dessa nova realidade da Instituição”, declarou. “Todo esse investimento tem o objetivo de contribuir para a melhor formação dos nossos mais de 40 mil estudantes, esse é o sentido de tudo isso”, frisou a gestora da UFAM, referindo-se a todos os alunos atendidos pela Instituição nas modalidades presenciais, ensino a distância ou pelo Plano de Formação de Professores (Parfor).

Maquete Eletrônica do HUGVMaquete Eletrônica do HUGV

Entre os diversos investimentos em infraestrutura em Manaus, estão a nova estrutura das Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e Farmacêuticas (FCF); os novos blocos de várias unidades acadêmicas, como o Mário Ypiranga Monteiro e os da Faculdade de Tecnologia (FT), o Centro de Convivência e a Central Analítica. Para muito em breve são esperadas novas inaugurações, como os novos Blocos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a nova Casa do Estudante, o novo Restaurante Universitário do setor Sul e do Hospital Universitário Getúlio Vargas, que trará grandes resultados para a educação e também para a saúde da população. “Essa é uma obra desejada por toda a comunidade da UFAM e sociedade amazonense”, disse a reitora. Depois de concluída, a nova unidade médica terá 13 andares, 300 leitos e realizará transplantes e exames de alta complexidade.

Os outros cinco campi também estão tendo a estrutura ampliada como os novos blocos do Instituto de Natureza e Cultura, em Benjamin Constant, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, em Itacoatiara, e do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, em Humaitá. Para o futuro, todas as unidades da UFAM no interior do Amazonas terão a própria sede da Casa do Estudante Universitário, em fase bem adiantada em Itacoatiara e já iniciadas em Parintins e Benjamin Constant.