UFAM recebe chaves do Laboratório de Arqueologia da parceria com Petrobras e IPHAN
Laboratório da UFAM é único da área no AmazonasA Universidade Federal do Amazonas (UFAM) recebeu da Petrobras as chaves do Laboratório de Arqueologia do Museu Amazônico. A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira, 23, e contou com a presença de estudantes, professores e pesquisadores da área no Amazonas. A obra, fruto da parceria entre UFAM, Petrobras e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é destinada a salvaguardar materiais arqueológicos e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa no campo.
Reitora recebe chaves do mais novo setor da UFAMA reitora da UFAM, professora Márcia Perales, ressaltou o significado daquele momento para a Universidade e expôs a importância do novo setor da Instituição. “Essa obra vai acolher esse rico material, essas peças arqueológicas, mas, sobretudo, pessoas que têm uma preocupação com relação a essa área e que poderão avançar do ponto de vista do conhecimento por meio das ações de pesquisa, ensino, extensão e de inovação”, destacou. A gestora atribuiu o êxito da construção do prédio em questão ao convênio com a Petrobras e o Iphan. “As parcerias são fundamentais”, disse. “Quando nós não conseguimos sozinhos, executar, mas temos bons parceiros, nós conseguimos tornar viável, exequível”, registrou a professora, que recebeu as chaves do novo Laboratório da UFAM das mãos do representante da Petrobras, Leonardo Clemente.
Estudantes e profissionais prestigiam a entrega da obraProfessora Márcia ressaltou que o Laboratório de Arqueologia é resultado também do trabalho de vários profissionais da Universidade que se dedicaram para que a UFAM tivesse um setor com condições ideais para servir tanto à pesquisa quanto à salvaguarda dos materiais coletados. “É sempre bom agradecer a todos que participaram do processo”, afirmou, citando nomes como os dos professores Sergio Ivan Gil Braga, Maria Helena Ortolan e do prefeito do campus universitário, Átlas Bacellar. “Foi uma equipe de vários setores que tornou possível nós estarmos aqui hoje”, frisou.
"Peças ficarão no Amazonas", diz Diretora do MuseuO vice-reitor da UFAM, professor Hedinaldo Lima, expressou a satisfação em presenciar a entrega do Laboratório. “Nós temos hoje um espaço que vai ser fundamental para registrarmos a História, um pouco da Arqueologia da Amazônia, especialmente, da nossa região, aqui, mais próxima de Manaus”, informou, referindo-se ao acervo já incorporado ao novo setor do Museu Amazônico proveniente das obras do gasoduto Coari-Manaus. O professor desejou sucesso a todos que passarão a atuar no Laboratório e disse que a administração superior da Instituição continuará a investir na área da Arqueologia. “Estamos trabalhando para termos condições de fortalecer cada vez mais essa área que nós achamos ser essencial para a nossa região”, declarou.
O gerente de implantação de empreendimentos de gás e energia da Petrobras, Leonardo Clemente, também agradeceu às pessoas e instituições que participaram da parceria em prol do Laboratório ora entregue e declarou que a empresa espera ter contribuído com a Arqueologia regional e que entende a relevância da temática. “A gente tem toda a certeza que esse acervo está em boas mãos”, anunciou.
Parte do acervo já incorporado ao Laboratório de ArqueologiaDe acordo com a representante do Iphan, Márcia Honda, a intenção do instituto ao colaborar na parceria que deu origem à edificação agora entregue foi para que o novo departamento da UFAM se constituísse em um ambiente que resguarde o patrimônio arqueológico do estado do Amazonas e que também garanta a acessibilidade por parte dos seus pesquisadores e frequentadores.
Para a diretora do Museu Amazônico, professora Maria Helena Ortolan, o Laboratório, que passa a integrar o Museu, é mais que uma edificação, é um projeto para a Arqueologia ter o seu lugar na Universidade Federal e também na Amazônia. “Com isso, as peças que antes tinham de sair do Amazonas, ficarão e proporcionarão oportunidade de estudo não só aos pesquisadores de fora, mas também aos que se formam aqui”, enfatizou. “Isso não é o fim de uma etapa, é o início de muitas outras”, acentuou.
Após a cerimônia de entrega do edifício do Laboratório de Arqueologia do Museu Amazônico da UFAM, os presentes puderam conhecer as instalações do novo setor da Universidade.