Reitora outorga título 'Honoris Causa' a Nelson Studart Filho

A solenidade de outorga do título Honoris Causa e a homenagem pelos serviços prestados na Pós-Graduação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) ocorreu nesta segunda-feira, 20, no auditório da Faculdade de Direito(FD), Setor Norte. Nelson Studart Filho é professor aposentado sênior da Universidade Federal de São Carlos e Professor Visitante Nacional Sênior da Universidade Federal do ABC.

Estiveram presentes na solenidade de outorga, além da reitora, professora Márcia Perales, o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), professor Cícero Augusto Cavalcante, o chefe do departamento de Física, professor Marcílio Freitas, membros do Conselho Universitário (CONSUNI), parentes e amigos do homenageado.

Na ocasião, a reitora, professora Márcia Perales, cumprimentou todos os convidados e, em especial ao professor Nelson Studart Filho. A reitora disse que quando ocorrem, todas às vezes, solenidades públicas e de reconhecimento, é lembrado sempre que a Ufam vem passando por um processo de construção durante toda sua existência, como também sua expansão ao longo dos últimos anos, valorizando a interiorização.

Por conta disso, a reitora acredita que olhar para as pessoas que tiveram uma participação especial no crescimento da Ufam, é sempre com espirito de reconhecimento público e de agradecimento. De acordo com Marcia Perales, as instituições crescem e aperfeiçoam, a medida que elas crescem e se aperfeiçoam na diversidade, mas, ao mesmo tempo, consigam olhar para si mesmas. `É com esse espirito que o Conselho Universitário aprovou a propositura que hoje realizamos solenidade de outorga´, acrescenta a reitora.

Durante a solenidade, o professor Nelson Studart Filho  expressou seu agradecimento ao professor Hidemberg Frota pela autoria da propositura. Ele lembrou também que sua ligação com o Amazonas, especialmente com Manaus, foi marcada pelos laços familiares que imprimiu a construção da História desta cidade. Surpreso pela homenagem por ser o primeiro professor a receber o título Honoris Causa, ele disse que recebe com humildade e alegria o título, mas que compartilha com os amigos do departamento de Física pela realização de um ideal transformador, ressalta.

Quem é o homenageado?

Nelson Studart Filho possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (1972), mestre em Física pela Universidade de Brasília (1974) e doutor em Física pela Universidade de São Paulo (1979). Cumpriu estágio de pós-doutorado na Universidade Harvard (1980-1982). Foi professor colaborador da UnB (1972-1974) e Professor Visitante da UFPE (1967). Atualmente é Professor Aposentado Sênior da Universidade Federal de São Carlos e Professor Visitante Nacional Sênior da Universidade Federal do ABC. Na área de Física, realiza pesquisas em Física da Matéria Condensada com ênfase no estudo das propriedades ópticas e de transporte de sistemas eletrônicos em nanoestruturas semicondutoras e em elétrons superficiais sobre substratos criogênicos. Coordena o Grupo Teórico do DISSE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanodispositivos Semicondutores (DISSE) e participa do seu Comitê Gestor, responsável pela Transferência de Conhecimento para a Sociedade. Na área de ensino de Ciências, estuda as novas tecnologias mediadas por computador e o desenvolvimento e avaliação de currículos de ciências e de materiais instrucionais (objetos educacionais digitais). Tem interesse na inserção da Física Contemporânea e no uso da história da Física no ensino médio . Atua também na área de Divulgação Científica (DC) por meio de palestras e artigos. Foi fundador/editor do Portal PION de Divulgação e Ensino de Física da SBF. Foi coordenador dos Programas de Graduação, Pós-Graduação de Física e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da UFSCar. Atua em programas de formação continuada de professores de ciências apresentando oficinas, minicursos e palestras sobre TIC no ensino de ciências. Participou do Programa Nacional do Livro Didático, área de ciências do Ensino Fundamental, como Coordenador de área do PNLD-2010 (2008) até o PNLD 2013 e Coordenador Adjunto do PNLD-2014. Foi editor da `Revista Brasileira de Ensino de Física´ (2000-2009) e editor/fundador da revista `A Física na Escola` (2000-2009).