Outubro Rosa: Mulheres têm serviços de embelezamento no CAIS, nesta sexta-feira, 17

Em comemoração ao “Outubro Rosa”, o Centro de Atendimento Integral a Saúde (CAIS) convida o público feminino da comunidade universitária a participar da prEnfermeira do CAIS, Eliza CordeiroEnfermeira do CAIS, Eliza Cordeiroogramação de embelezamento (corte de cabelo, depilação do buço, fazer a sobrancelha, higienização das mãos, orientações sobre saúde, entre outras), que ocorre nesta sexta-feira, dia 17, no prédio do CAIS, no setor Sul do campus, das 9 às 12h. A atividade tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Essa atividade é coordenada pelo setor de Serviço Social do CAIS, que tem como objetivo atrair o público feminino da comunidade universitária para participarem da programação da “Semana do Servidor”, que ocorre entre os dias 28 a 31 de outubro, na área do setor Sul do campus, com a realização de exames. Essas ações fazem parte da programação do movimento popular internacional “Outubro Rosa”, que mobiliza instituições, empresas, movimentos populares, governos, em um movimento de conscientização contra o câncer de mama.

Na “Semana do Servidor”, de 28 a 31, duas carretas do programa “Saúde da Mulher”, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estarão realizando exames da mama e toda equipe do CAIS vai estar mobilizada para atender a comunidade que comparecer ao evento.

A coordenadora da Divisão de Desenvolvimento Social do CAIS, Jeane de Amorim Freire, explicou que os serviços de embelezamento, que estarão sendo oferecidos nesta sexta-feira, 17, fazem parte da programação do “Outubro Rosa”. “Essa ação é um atrativo para mobilizar as mulheres a participarem da campanha “Outubro Rosa”, que vai ocorrer entre os dias 28 a 31. Queremos oferecer esse serviço de embelezamento, mas também conscientizá-las para a prevenção do câncer de mama que mata milhares de mulheres no mundo. Além do embelezamento, temos programado algumas orientações referentes aos cuidados com a saúde feminina, por meio de panfletagem com as principais informações sobre o assunto”, disse Jeane Amorim.

Enfermeira do CAIS, Tatiana CastroEnfermeira do CAIS, Tatiana Castro

A enfermeira, Eliza Cordeiro, explicou que a equipe de saúde do CAIS está atendendo, durante todo o mês de outubro, mulheres que querem obter informações de como se prevenir do câncer de mama. “A Universid

ade apoia o Outubro Rosa e, durante todo o mês de outubro, estamos atendendo as mulheres que querem informações sobre prevenção contra o câncer de mama. É só se dirigir ao CAIS e procurar médicos e enfermeiros para receberem orientações, solicitação de exames, entre outros. Na “Semana do Servidor” as carretas do pro

grama ‘Saúde da Mulher’ estarão realizando uma série de exames ao público feminino (servidoras e alunas) da Ufam, mas também os exames que previnem o câncer de mama (mamografia, ultrassom das mamas). As mulheres acima dos 40 anos podem se dirigir diretamente as carretas para fazerem o exame. As que tiverem menos de 40 anos precisam passar na consulta médica no CAIS”, explicou Eliza Cordeiro.

A enfermeira, Tatiana Castro, ressaltou os fatores de risco que levam as mulheres a desenvolverem o câncer de mama. Explicou a importância do exame de mamografia como uma ação preventiva de tratamento precoce e, consequentemente, a cura. “As pessoas que tem mais chances de desenvolverem câncer de mama são as pessoas mais obesas, consumo de álcool, uso de anticoncepcionais oral (mas não está comprovado) e as mulheres que tenham histórico de câncer de mama na família (mães e irmãs). A atividade física e a alimentação saudável ajudam a prevenir o câncer de mama. Também a detecção precoce aumenta as chances de cura da doença. O Ministério da Saúde preconiza que as mulheres acima de 50 anos até 69 anos façam o exame a cada dois anos, independente de ter qualquer alteração nas mamas. É uma medida de rastreamento. Aqui em Manaus trabalhamos com a faixa etária de 40 anos. O mundo inteiro está trabalhando, neste mês, a prevenção contra o câncer de mama. É o mais incidente tipo de câncer nas mulheres”, disse a enfermeira do CAIS, Tatiana Castro.