Aula inaugural do PPG em Enfermagem discute Formação Docente

Professora Jussara MartiniProfessora Jussara Martini“A Formação Docente em Enfermagem: conhecimento base para o Ensino” foi o tema da Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFAM (PPGENF), proferida pela professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Jussara Gue Martini. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 16, na Escola de Enfermagem de Manaus (EMM).

Criado em 2010, o PPGENF é o primeiro mestrado em Enfermagem da região Norte e é resultado da parceira entre a UFAM, por meio da EEM, e a Universidade Estadual do Pará. “Ainda é um desafio essa pós-graduação, ainda é recente e esperamos, ao final desse termo de convênio com a Universidade Estadual do Pará, termos experiência para criar o nosso próprio programa, da Universidade Federal do Amazonas”, revelou a coordenadora do Programa, professora Sandra Grace Becker.

Jussara Martini explorou a importância da qualidade da formação dada aos profissionais de Enfermagem que atuarão na docência. Segundo ela, em muitos casos, o profissional assume a sala de aula sem possuir o preparo necessário para tanto. “Existe a necessidade de apropriação de conhecimentos específicos sobre a prática pedagógica, o que está implicado no processo de ensino-aprendizado, além do conteúdo”, destacou a professora.

Professora Sandra Becker, coordenadora do PPGENFProfessora Sandra Becker, coordenadora do PPGENFDe acordo com a professora as mudanças na legislação do ensino como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as diretrizes curriculares trouxeram novas competências para os docentes para as quais eles não foram preparados o que acarretou o trancamento de diversos cursos de licenciatura. “Isso criou um vazio de profissionais de para atuar na formação de enfermeiros”, disse. “Muitos docentes não tinham sido capacitados para exercê-las”, apontou, referindo-se ao papel de mediador do processo de ensino-aprendizagem proposto nas novas regulamentações.

Partindo do pensamento de Jean Piaget entre outros teóricos, Jussara Martini expôs o ensino a partir da participação constante do estudante no processo de aprendizagem. “O estudante precisa ser um participante no processo de solução do problema”, enfatiza. “Isso exige um envolvimento muito grande por parte dos professores”, informa.

O PPGENF

Em 2014, o Programa de Pós-graduação em Enfermagem recebe a quarta turma do PPG, com 12 estudantes. Desde sua criação, em 2010, o Programa já formou 16 mestres na área.

Segundo o professor Davi Lopes Neto, vice-coordenador do PPGENF, a proposta para criação do PPG surgiu da carência de profissionais qualificados para atuar como professores na área de Enfermagem. “Nós nos unimos para fortalecer a produção científica do corpo docente que existia em 2010 e a partir daí, nós buscamos os critérios da CAPES para a criação de um programa na modalidade em associação. Fizemos o projeto, submetemos e aprovamos”, relembra o ex-diretor da EEM.