Dezoito livros são lançados pela Edua

De administração pública à sexualidade, de povos tradicionais ao pensamento social venezuelano: 18 obras de diferentes áreas foram lançadas pela Editora da Ufam nesta sexta (31) na Faculdade de Educação.

A Editora da Ufam – Edua realiza mais um lançamento coletivo, e o último de 2014, de livros publicados pela editora com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas – Fapeam. As obras compreendem resultados de pesquisas, encontros e outras atividades desenvolvidas no âmbito da Universidade em parceria com outras instituições como meio para popularização e divulgação da ciência. Exemplo disso é a obra “Povos tradicionais, fronteiras e geopolítica na América Latina: uma proposta para Amazônia” que engloba resultados das discussões do primeiro seminário internacional sobre o tema, realizado em 2008 e organizado pelo Departamento de Antropologia e Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Ufam juntamente com a Universidade de Guadalajara (México).

Em 2013 a Edua lançou mais de 80 obras abordando diversas temáticas das mais variadas áreas de conhecimento. Entre as publicações, a Amazônia figurou como principal foco de pesquisa com objetivo de fomentar e desenvolver a ciência na região. Para a professora Suely Moraes, diretora da Edua, “esse é o resultado de um trabalho comprometido com a Universidade, a comunidade acadêmica e para com a sociedade. Buscando colaborar com subsídios teóricos para a divulgação e o incentivo à produção acadêmica na Ufam.”

Para professora Márcia Perales, reitora da Universidade, "as publicações são fruto de um esforço coletivo, da vontade de fazer diferença na vida das pessoas de uma forma positiva". Durante a cerimônia de lançamento o professor Hedinaldo Lima, vice-reitor, também parabenizou os envolvidos e a iniciativa de cada um pelas pesquisas divulgadas com as publicações.

A professora Amélia Nogueira, pesquisadora e autora do livro "Percepção e representação gráfica: a "Geograficidade" nos Mapas Mentais dos Comandantes de Embarcações no Amazonas", destaca a importância de promover a produção científica acadêmica: "Minha pesquisa que resultou nesse livro durou sete anos. Seria lamentável se ficasse restringida a um número pequeno de pessoas. Então, a Edua mais uma vez colabora com a sociedade amazonense quando proporciona ao pesquisador, seja da graduação, mestrado ou doutorado, esse espaço. É também uma forma de não apenas a comunidade acadêmica, mas todo o povo amazonense, até mesmo de outros estados e países, saber o que esa sendo produzido aqui".

Além da comunidade acadêmica, familiares e amigos dos autores lotaram o auditório Rio Jatapú da Faculdade de Educação para prestigiar o lançamento e tarde de autógrafos das obras. A direção da Edua também brindou a professora Márcia Perales e o professor Hedinaldo Lima com exemplares e sorteou ao público presente kits de livros da editora.

As publicações da Editora da Universidade Federal do Amazonas podem ser adquiridas na Livraria Lua, localizada no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus Universitário. O horário de funcionamento é de 8h às 18h.

Lista das publicações:

- Plantas medicinais usadas por comunidades ribeirinhas do Médio Rio Solimões, Amazonas.

- Da fala ao discurso: análise das produções linguísticas de uma criança usuária de implante coclear.

- Estudos de caso em Administração Pública

- Economia e valoração de serviços ambientais utilizando técnicas de preferências declaradas

- O Transporte Coletivo e Urbano de Manaus: Bondes, ônibus de madeira e metálicos.

- Gênero e Imprensa no Estado do Amazonas

- As cotas para indígenas na Universidade do Estado do Amazonas.

- Turismo comunitário na Amazônia

- Efetividade do sistema de informação, monitoramento e avaliação da assistência social

- Povos tradicionais, fronteiras e geopolítica na América Latina: uma proposta para a Amazônia

- Olhares histórico-antropológicos sobre as fronteiras na América Latina