Prefeitura do Campus Universitário coordena 36 frentes de serviço de manutenção na Ufam

Prefeito do Campus, professor Atlas Bacellar, coordena as frentes de serviço na UniversidadePrefeito do Campus, professor Atlas Bacellar, coordena as frentes de serviço na Universidade

 

 

O período acadêmico começa com melhores condições de desenvolvimento dos trabalhos de professores e alunos. A Administração Superior da UFAM, por meio da Prefeitura do Campus Universitário, está com dezenas de frentes de serviço de manutenção na Universidade Federal do Amazonas. Praticamente todas as Unidades Acadêmicas estão sendo contempladas: Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Faculdade de Estudos Sociais (FES), Faculdade de Tecnologia (FT), Faculdade de Direito (FD), Faculdade de Medicina (FM), Faculdade de Odontologia (FO), Faculdade de Odontologia; Faculdade de Psicologia; Escola de Enfermagem (EEM); e  Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

 

 

 

 

 

Serviços de manutenção serão concluídos em uma semana

 

Pintura - tinta acrílica acetinada dentro das salas de aula e semibrilho nos corredores prolongam efeitos do investimentoPintura - tinta acrílica acetinada dentro das salas de aula e semibrilho nos corredores prolongam efeitos do investimento

 

Os serviços envolvem trabalhos relacionados a  troca de lâmpadas, pintura das salas de aula, substituição de fechaduras com defeito, troca do revestimento dos quadros danificados, manutenção de bebedouros, recuperação do sistema de ar condicionado e de reparos em banheiros. Segundo o prefeito do Campus Universitário, professor Atlas Bacellar, a previsão é de que, na próxima semana, as atividades programadas estejam concluídas. “Temos necessidades constantes no Campus e a reitoria estabeleceu as salas de aula como prioridade para possibilitar melhores condições ambientais aos alunos e professores. Temos aproximadamente 300 salas de aula na UFAM, o que torna maior o desafio. Estamos com três empresas envolvidas nessa meta, sendo uma para cuidar da parte elétrica, uma segunda que se responsabiliza pelos sistemas de ar condicionado e outra para cuidar exclusivamente da parte de engenharia civil”, detalhou o prefeito.

 

 

 

 

Investimentos são aprovados pelos alunosAcadêmico do curso de Química assegura que os investimentos favorecem a concentração em sala de aulaAcadêmico do curso de Química assegura que os investimentos favorecem a concentração em sala de aula

O estudante do curso de Química, Ismael Neves, percebeu o investimento da Universidade ao chegar à sala de aula neste início de período letivo. “Notei que as salas estão pintadas, o ar condicionado em perfeitas condições e que as lâmpadas queimadas foram trocadas. São reparos que influenciam a nossa concentração durante as aulas e nos dão ânimo para o estudo”, disse.

 

Reformas na FEFF

 

Academia da FEFF foi um dos espaços beneficiados com os serviços de manutençãoAcademia da FEFF foi um dos espaços beneficiados com os serviços de manutençãoUma das Faculdades contempladas com as ações de reforma e manutenção, a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), ganhou reparos na academia e  na sala de dança, além da área administrativa, onde teve o piso trocado e as paredes da diretoria pintadas na cor de preferência da gestora. A diretora da FEFF, professora Artemis Soares, elogia o empenho da prefeitura em promover a revitalização do espaço. “Estamos com nossas instalações renovadas e isso faz com que as pessoas se sintam melhor acolhidas na universidade, afinal  trabalhamos muito com atendimento à comunidade universitária e externa em projetos de extrema relevância para o Estado e para o município. A reforma, além de beneficiar alunos e servidores é uma forma de dizer ‘seja bem vindo a este espaço’”, declara a diretora. Professora Artemis Soares, diretora da FEFF.Professora Artemis Soares, diretora da FEFF.

O prefeito do Campus apresentou também os investimentos nos espaços do complexo esportivo, constando de redes de proteção nas quadras poliesportivas e de instalação de refletores na área das piscinas, permitindo melhor atividade noturna. “Aqui na FEFF as quadras, academias e piscinas são as salas de aula e temos que oferecer as condições mais adequadas para as atividades acadêmicas”, ressaltou.

 

Faculdade de Medicina

Na Faculdade de Medicina foram instalados suportes para projetores multimídia, os banheiros foram recuperados e as lâmpadas queimadas foram  trocadas. Agora os trabalhos estão voltados para a manutenção dos condicionadores de ar e para o museu de Patologia. “O museu de patologia é um espaço onde existem peças importantes e raras para melhor desenvolver as atividades acadêmicas do Laboratório de Patologia Anatômica. A pedido da professora Neila Falcone e do Professor Jeconias, foram realizados trabalhos de revitalização do espaço do museu envolvendo colocação de laje pré-moldada, nova cobertura, pintura, troca do piso e de novo sistema de ar condicionado, para propiciar um ambiente mais adequado para a guarda dessas peças. Entregamos a obra neste 15 de outubro,dia do professor ”, completou o prefeito do campus.

 

Reforma da cantina da FT

Outro espaço que ganha obras de manutenção é a cantina da Faculdade de Tecnologia. Segundo o prefeito do campus, ao longo do tempo, o uso do local foi alterado para restaurante. “A cantina tem que voltar a ser cantina. Aquele espaço não é adequado para atividades de cozinha industrial. Há produtos alimentícios que não podem ser manipulados naquele ambiente, têm que ser trazidos prontos”, explicou o prefeito.

 

Luminárias de led e novas lousas

As luminárias do Setor Sul também estão sendo trocadas. A meta é que, no futuro, tenhamos todas as luminárias de led, consideradas mais duráveis, entretanto, isso ainda possui um custo elevado. Também estão trocadas as folhas de fórmica que revestem as lousas. Ao todo, 180 folhas de fórmicas serão usadas neste trabalho, tanto no setor Norte quanto no Setor Sul da Universidade. “Com o tempo, o revestimento dos quadros fica áspero, em razão do desgaste natural das ações de uso e o apagador não resolve mais, necessitando, assim, a substituição do material. É isso que estamos providenciando”, explicou o prefeito. 

 

 

 

 

Pintura duradoura

Troca dos espelhos do setor Sul finalizam os serviços de manutençãoTroca dos espelhos do setor Sul finalizam os serviços de manutenção

 

Quanto à pintura, foi aplicada tinta acrílica acetinada dentro das salas de aula e a tinta semibrilho nos corredores. A tinta semibrilho permite lavagem, o que deve aumentar a vida útil da pintura, prolongando os efeitos do investimento.

Além disso, 12 espelhos dos banheiros do setor Sul serão trocados para a alegria das acadêmicas da Ufam e o revestimento emborrachado das escadas  do Setor Sul deverá ser modificado, em razão de sua deteriorização por exposição à chuva. 

 

 

 

 

Cultura de pertencimento

O prefeito do campus reforça que é preciso que a comunidade universitária cultive o sentimento de pertencimento à Ufam. “A cada período letivo temos  bebedouros que precisam ser consertados, torneiras dos banheiros quebradas são trocadas, paredes necessitam de pintura por sujeiras perfeitamente evitáveis. Esperamos que os usuários tenham cuidado e que cada um de nós seja um fiscal também. Se flagrarem alguém danificando uma torneira ou quebrando algo, chamem a atenção dos colegas ou avisem aos vigilantes. Temos de algum modo fazer com que durem nossos investimentos. Temos que zelar pelo nosso maior patrimônio, que é a Universidade”, concluiu.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable