Semana de Ciência e Tecnologia do ICE inicia com entusiamo da comunidade acadêmica

Apresentação do grupo de percussão Curumim na LataApresentação do grupo de percussão Curumim na Lata

Criada há 11 anos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de popularizar e divulgar a ciência no País. O Amazonas desde ao longo dos anos conquistou significativa participação na SNCT, consolidando esse posicionamento a Ufam realiza sua II Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas até 17 de outubro. A abertura oficial da Semana ocorreu nesta última terça (14) no auditório Eulálio Chaves.

Antes de unifica-las na Semana de Ciência e Tecnologia, cada curso integrante do Instituto de Ciências Exatas promovia sua semana acadêmica, como a de Geologia que chega à sua oitava edição. Na sua primeira versão, cinco cursos integraram-se para iniciar a tradição da semana na Universidade. Foram mais de 1.000 inscritos em 99 atividades que incluíam mesas redondas, apresentação oral de trabalhos, Olimpíada Amazonense de Física e apresentações culturais, entre outras. Já com o objetivo de atingir o público das escolas de Ensino Fundamental e Médio, 16 atividades foram, exclusivamente, criadas e desenvolvidas durante a primeira Semana de Ciência e Tecnologia do ICE.

O crescimento da SECT do Ice é visível nos números de inscrições que se aproximam de 3 mil, além dos participantes do III Colóquio de Matemática da Região Norte e do I Workshop de Química Inorgânica e da visita de 7 escolas do Ensino Médio. Para a professora Marta Gusmão, coordenadora da Semana, “é a união do Instituto que vale o esforço”: “Esse ano, as semanas e os eventos convergiram para um único momento, o que facilitou a realização da Semana. É importante que essa iniciativa continue e o ICE mostre à comunidade seus resultados”. Outra novidade da Semana de Ciência e Tecnologia é a premiação dos alunos de todos os cursos com melhor rendimento acadêmico. Os professores e servidores com boa atuação no Instituto já eram homenageados desde a primeira edição do evento.

Professor Ildeu de Castro Moreira proferiu palestra de aberturaProfessor Ildeu de Castro Moreira proferiu palestra de abertura

Durante a cerimônia de abertura do evento, o idealizador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- SNCT, professor Ildeu de Castro Moreira, destacou a participação amazonense: “No Amazonas a semana funciona muito bem, o pessoal é muito ativo. Há dois ou três anos envolve todos os municípios do Estado, o que não é fácil por ser um estado com grandes dimensões geográficas. A semana tem cumprido seu papel: divulgar a ciência no País e prestar conta à sociedade do que as universidades fazem com dinheiro público”.  A SNCT, a ideia que já existia em outros países, foi criada em 2004 no Brasil e começou envolvendo pouco mais de 100 municípios. Atualmente, realiza 33 mil atividades em mais de 800 cidades em todas as regiões brasileiras. Ao longo desses 10 anos, a Semana conseguiu diminuir as barreiras entre sociedade e comunidade científica.

A abertura teve a apresentação do grupo de percussão Curumim Na Lata, projeto sediado na Secretaria Municipal de Educação, que contribui com a formação de jovens instrumentistas, trabalhando também com a reutilização de objetos descartados para a confecção e criação de instrumentos musicais. Alunos, professores e pesquisadores de várias instituições de ensino participaram da abertura.