Ensino com carinho – mestres e alunos falam sobre amizade a partir da sala de aula

"Ela é meu modelo", diz Emanuelle sobre a profa. Patrícia "Ela é meu modelo", diz Emanuelle sobre a profa. Patrícia A sala de aula é onde as pessoas passam boa parte de suas vidas e é também o lugar onde muitas amizades acontecem. O dia a dia de estudos propicia a descoberta de afinidades entre colegas, mas também entre professores e alunos. Conheça duas histórias de amizade que começaram entre lousas e carteiras.

Emanuele Cavalcante é formada em Design e cursa mestrado em Informática pelo ICOMP. Manu, como é chamada, conheceu a professora Patrícia Braga no último ano da graduação, quando trabalhou como monitora em uma das disciplinas da professora. “Eu não tive a oportunidade de ter aula diretamente com a professora Patrícia, mas as pessoas sempre falavam bem dela”, disse a mestranda. De acordo com a Professora Patrícia, Emanuelle era uma aluna muito aplicada e rigorosa com relação aos seus estudos e compromissos profissionais. “Ela era uma estudante muito centrada. Até com perfil de professor”, comentou. “Nós nos aproximamos mais quando ela foi minha monitora na disciplina de Projeto II”, detalhou a professora.

Já o encontro da professora Suely Moraes com a bibliotecária Bruna Sena se deu pelo falo da primeira ter sido coordenadora do curso de Biblioteconomia durante os anos de graduação da segunda. “Apesar dela não ter me dado aula, a professora sempre estava muito próxima aos estudantes. Ela ia às salas apresentando o curso, os programas, as atividades. Ela sempre estava em contato com os alunos”, relembrou a ex-aluna. “No final do curso, ela foi minha orientadora de TCC e eu comprovei o que os outros alunos falavam sobre ela, que ela era uma ótima professora”, revelou Bruna.

Professora Suely Moraes diz que sua orientanda, assim como Emanuelle, se destacava pelo interesse e compromisso com sua formação profissional. “A Bruna era uma excelente aluna, muito dedicada. Durante a orientação, ela foi super-responsável, cumpria os prazos, seguia as orientações. Fazia tudo direitinho”, contou.

"Quero que continue", afirmou a profa. Patrícia sobre a amizade com Manu."Quero que continue", afirmou a profa. Patrícia sobre a amizade com Manu.Com o passar do tempo, as atividades acadêmicas acabaram por aproximar professoras e alunas e a proporcionar um maior conhecimento recíproco não só no âmbito profissional, mas também no pessoal. “O que mais me chama a atenção na Bruna é o jeito dela. Com o jeitinho dela, ela cativa todo mundo. Ela é paciente, tolerante e uma pessoa muito amável”, frisou a diretora da Editora da UFAM (Edua). “Ela se parece muito comigo, de gostar da profissão, do atendimento aos usuários. A gente tem muito a ver uma com a outra. Nós nos demos muito bem”, destacou a ex-coordenadora de Biblioteconomia.

"A gente tem muito a ver", informa a profa. Suely sobre Bruna"A gente tem muito a ver", informa a profa. Suely sobre BrunaSobre Emanuelle, a professora Patrícia diz: “Ao mesmo tempo em que ela é muito gentil, muito doce com todo mundo, ela consegue ser rígida também. Foi uma das coisas que me chamou a atenção nela. Ela era sempre muito correta no que ela fazia”, recordou. “No começo, a gente achava engraçado ela ser tão exigente, mas depois nós vimos que era o perfil dela e que isso poderia ser levado para a vida profissional dela, porque ao mesmo tempo em que era rigorosa, ela era sempre muito educada e muito boa com todo mundo. Deu uma boa combinação”, brincou a coordenadora do curso de Design.

Na opinião de Bruna, a professora Suely representa um exemplo de profissional e ser humano, que soma em si própria o conhecimento catedrático e a sensibilidade. “Como orientadora, ela era muito exigente, fazia o que tinha de fazer, mas nunca foi chata”, garantiu. “Ela é muito divertida, sincera, verdadeira.  Ela é muito dedicada no que faz e isso nos inspira muito. Ela é um exemplo de mulher, tanto na área profissional quanto na pessoal”, descreveu a bibliotecária da Livraria Universitária (Lua).

Para Manu, não é diferente. Professora Patrícia tornou-se referência como figura humana e profissional. “Ela é meu modelo”, confessou a designer, que pretende seguir a carreira docente também. “Admiro a postura dela. Ela consegue conciliar companheirismo e ao mesmo tempo cobrar na medida certa. Isso é muito importante e muito difícil. Ela consegue dosar tudo muito bem”, avaliou. Emanuelle frisa ainda o apoio e o carinho que costuma receber da professora de Design. “A gente fica com vontade de contar as nossas conquistas para ela porque ela fica feliz por nós”, declarou.

"Quero ela comigo o resto da vida", diz Bruna"Quero ela comigo o resto da vida", diz BrunaPara a maioria das pessoas, a relação professor e aluno encerra no dia da colação de grau ou da conclusão da pós-graduação, mas para os casos como os das professoras Suely e Patrícia e das ex-alunas, Bruna e Emanuelle, o elo que se formou no contexto acadêmico permanecerá ao longo da vida, como toda amizade. “Eu espero que a nossa amizade continue durante muitos anos; mesmo que ela não esteja mais aqui, por esse ambiente da UFAM, mas que a gente continue fora também”, deseja a professora Patrícia Braga acerca da amiga Manu. “Eu quero que não tenha fim, que seja um tempo indeterminado, para todo o sempre. E quero que a gente possa se aproximar mais, ter um pouco mais de tempo juntas. Ela está no meu coração porque ela é não só uma professora, mas uma pessoa admirável”, ressalta Emanuelle. Bruna é taxativa: “Para mim, foi uma sorte grande ter encontrado a professora Suely. Todos os dias eu aprendo com ela e quero levá-la comigo o resto da vida”. Se depender da professora de Biblioteconomia, o desejo de Bruna será atendido. “Eu espero que essa amizade perdure, que a gente não perca esse vínculo”, tenciona a professor Suely. “Pode até haver aquele distanciamento, mas eu garanto que a gente jamais vai se esquecer”, assegura a professora.