Colóquio de Matemática busca consolidar o desenvolvimento da área na Região Norte

A partir do entendimento da Universidade como espaço gerador de conhecimento, através do tripé ensino-pesquisa-extensão, a Sociedade Brasileira de Matemática – SBM em parceria com as instituições de Ensino Superior promove nas cinco grandes regiões do País colóquios com intuito de divulgar e consolidar a pesquisa em Matemática. É o exemplo da terceira edição do Colóquio de Matemática da Região Norte que, sediado na Ufam, iniciou na última segunda (13).

Com a participação de professores, pesquisadores e alunos de diversas instituições, o III Colóquio de Matemática da Região Norte representa uma oportunidade de incentivar o diálogo entre a comunidade científica: “Temos, aqui, um momento para socializar o conhecimento e as experiências que desenvolvemos em nossas universidades, porque esses resultados não podem ficar limitados dentro de cada uma”, destaca o professor Cícero Cavalcante, diretor do Instituto de Ciências Exatas – ICE da Ufam.

O colóquio acontece em consonância com as atividades da II Semana de Ciência e Tecnologia do ICE, onde se espera que o público do Ensino Médio esteja presente e, assim, incentive os futuros universitários a se aventurar pelos caminhos da Matemática e com a realização da I Jornada de Iniciação Científica da Região Norte onde serão divulgados resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos no âmbito das instituições participantes. Além disso, o objetivo do evento é também discutir e avaliar as causas e consequências dos sérios problemas atuais do ensino da Matemática no Brasil, em todos os níveis, sob a óptica das peculiaridades regionais.

O Departamento de Matemática - DM, como um dos núcleos do ICE da UFAM, em seus mais de 50 anos de funcionamento, vem atuando, por meio das ações do seu corpo docente, como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento e consolidação da Matemática na Região Norte. Para a professora Flávia Jacinto, coordenadora do evento, é preciso compartilhar resultados para “mostrar que é possível fazer matemática com excelência na região Norte, para conhecer e aproximar a comunidade matemática através de iniciativas como o Colóquio”.