Ufam reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros no I Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônia

Por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza de 14 a 17 de outubro, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL-Ufam), o I Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônia: interdisciplinaridade, desafios e perspectivas (I SISCultura). A abertura oficial será na terça-feira, dia 14, das 9h às 12h, no Auditório Rio Amazonas, localizado na Faculdade de Estudos Sociais (FES), no Campus Universitário da Ufam, com a presença da reitora Márcia Perales e do presidente da Capes, Jorge Guimarães. Além do apoio do Governo do Amazonas, por intermédio da Fapeam, e do Governo Federal, por intermédio da Capes e CNPq, o evento conta com a parceria das seguintes pró-reitorias da Ufam: Propesp, Proexti, ProtReunião preparatória para o seminárioReunião preparatória para o seminárioec e Procomun.

O objetivo principal do Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônia é consolidar e intercambiar discussões contemporâneas sobre a interdisciplinaridade, sobretudo aquelas relacionadas a agendas, formação, questões, pautas e objetos de pesquisa, diversas e comuns, sobre as sociedades da chamada Panamazônia, região que envolve, além do Brasil, a Bolívia, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Para a coordenadora geral do evento, professora doutora Elenise Scherer, o seminário vai disponibilizar o espaço necessário para que os pesquisadores da Panamazônia possam estabelecer e aprofundar o diálogo sobre as questões regionais. “Convivemos com situações históricas concretas, aparentemente distintas e ao mesmo tempo similares e contraditórias que nos desafiam em nossa perspectiva interdisciplinar, pois entendemos a Panamazônia como uma construção social que se estende em um vasto território que compõem a Amazônia Continental”, frisou a pesquisadora da Ufam.

As discussões do I Seminário Internacional terão como foco a identidade coletiva da Amazônia, ou seja, os processos socioculturais da região. Também serão debatidos temas relacionados às linhas de pesquisa de interesse dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, que neste ano completa 16 anos de atividades. O evento se estrutura em torno de três conferências, uma de abertura, com o presidente da Capes, a segunda com o professor João Pacheco de Oliveira, e a outra de encerramento, com o professor Jorge Gasché, do Peru, além de quatro mesas redondas e 12 Grupos de Trabalhos (GTs).

O Seminário Internacional contará com a presença de representantes do Peru, Venezuela, Colômbia e da França, tanto da França Continental como da Guiana Francesa. Do Brasil haverá participantes do Pará, Amapá, Roraima, Maranhão, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. O evento é um encontro aberto à comunidade científica amazônica e à sociedade em geral, com temas de interesse, também, dos estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento.

A coordenadora Elenise Scherer faz um convite especial, sobretudo, àqueles que pretendem concorrer ao processo de seleção (2014-2015) de mestrado e doutorado do Programa Sociedade e Cultura na Amazônia. Neste sentido, a coordenadora dá destaque para a palestra “A metamorfose das Humanidades: a interdisciplinaridade como base, a transdisciplinaridade como via para o futuro dos saberes”, que acontecerá das 17h30 às 19h de segunda-feira (13), mesmo antes do início oficial do evento. O local é o auditório Rio Solimões, no ICHL, e será proferida pelo professor doutor Edgard de Assis Carvalho, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo.

A programação completa pode ser conferida no site www.seminarioscp.com.br.