Professor da UFSCar ministra curso na II Escola de Química

Professor Caio Paranhos ministra minicurso na aberturaProfessor Caio Paranhos ministra minicurso na abertura

Curso de Química promove, durante esta semana, a “II Escola de Química da Ufam e da UFSCar”.  O evento teve sua abertura nesta segunda-feira, 6, no auditório Rio Javari, na Faculdade de Tecnologia da Ufam. Na programação estão previstas palestras e minicursos, os quais iniciaram logo após a abertura, como o minicurso “Filtrar água com banana? Polímeros, membranas e suas aplicações” ministrado pelo professor Caio Márcio Paranhos, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos.

O minicurso “Filtrar água com banana? Polímeros, membranas e suas aplicações”, na verdade, é uma provocação; não se trata do uso da banana para filtrar a água ou limpá-la de substâncias que a poluem. Pelo menos, a proposta do curso não é essa. Mas sim demonstrar um processo em que a casca da banana é utilizada para a produção de uma membrana que tem essa característica.

O estudo do processamento de polímeros para a produção de filtros e outras aplicações é uma experiência que se desenvolve no laboratório de polímeros, por meio de professores do departamento de Química da UFSCar, no estado de São Paulo.

“O objetivo do curso é trazer um conhecimento um pouco mais sofisticado em relação à aplicação de materiais poliméricos, pois essa é uma aplicação em que os alunos não têm tanto conhecimento dentro do ponto de vista da nossa experiência em laboratório, do nosso grupo de estudo”, disse o professor Caio Paranhos.

Ao longo da semana o professor irá apresentar os materiais poliméricos, suas principais características e esses materiais podem ser utilizados amplamente na fabricação das chamadas membranas poliméricas. A partir daí, há uma série de casos e várias aplicações possíveis, inclusive na produção de filtros por meio da casca da banana.Professor explica processo que usa casca de banana na filtragemProfessor explica processo que usa casca de banana na filtragem

Como filtrar a partir da casca da banana?

Os polímeros são macromoléculas, ou seja, são cadeias constituídas por elementos químicos, notadamente o carbono, que se diferenciam das outras moléculas por apresentarem massa molar muito elevada. Essa característica diferencia suas propriedades, favorecendo sua aplicabilidade no desenvolvimento de vários produtos.

Uma experiência desenvolvida por um grupo de inovação tecnológica de Minas Gerais, que começou um trabalho com a possibilidade de utilizar a estrutura polimérica nas cascas de banana para levar a filtração de água, com o objetivo de despoluir rios de Minas, os quais estavam contaminados com metais pesados.

O minicurso ocorre por toda esta semana, de 6 a10, no auditório Rio Jutaí, na Faculdade de Tecnologia, no setor Norte do campus, pela manhã, de 9h30 às 12h.