Escola de Química realiza abertura oficial nesta segunda-feira, 6

Na segunda edição, a Escola de Química tem como objetivo propiciar aos alunos de pós-graduação e de graduação do Departamento de Química, um fluxo contínuo de conhecimento entre professores da Ufam e a UFSCAR. A solenidade de abertura ocorreu nesta segunda-feira, 6, no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia (FT).

Na ocasião o coordenador do evento pela Ufam  e professor do Departamento de Química, Leandro Procrifka, disse que a criação da Escola de Química partiu da necessidade de interação entre as duas universidades. "Na verdade, a Escola de Química quer promover um fluxo continuo de conhecimento para que haja um intercâmbio entre professores de diversas universidades brasileiras, por meio de minicursos, palestras, dentre outras atividades pedagógicas", disse o professor.

Leandro Procrifka acredita que a partir daí, os alunos tiveram interesse pela realização das atividades promovidas pela Escola de Química e isso  demonstra um fator positivo para UFAM, uma vez que, a ausência de informações relacionadas a determinadas áreas da Química propicia o interesse cada vez maior dos alunos.

Na solenidade de abertura, o também coordenador da Escola de Química pela UFSCAR, professor Ernesto Pereira, comenta que  a vinda de professores para a realização dos minicursos, significa colaboração, pois estarão disponíveis para o diálogo permanente. "Quero dizer aos alunos que irão participar dos minicursos que devem aproveitar a oportunidade que os jovens professores da UFSCAR vão proporcionar a eles, e que devem lembrar que a conversa é o inicio para que se possa pensar a Ciência", relata o professor.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), professor Cícero Augusto Mota Cavalcante, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), professora Rita de Cássia Saraiva Nunomura, o Diretor do Departamento de Pós-graduação da Propesp, professor Afonso Duarte Leão de Souza, o chefe do Departamento de Química, professor Marlon de Souza Silva e os coordenadores da Escola de Química pela UFAM, professor Leandro Pocrifka e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), professor Ernesto Pereira.

Minicursos despertam interesses dos alunos

A programação da 2ª edição da Escola de Química desperta o interesse dos alunos pelos temas que serão abordados durante toda a semana. O Minicurso `Química Inorgânica Medicinal: da toxidade à cura´, ministrado pelo professor da Universidade Federal de São Carlos (UFCAR), Alzir Batista, é um  deles. Alzir Batista explica que a ideia central do curso é mostrar a carência de medicamentos para doenças negligenciadas, como a malária, leishmaniose, doença de chagas, dentre outras, despertando no aluno a capacidade de desenvolver medicamentos para cura das pessoas afetadas por essas doenças.

Segundo ele, existem muitas plantas medicinais que contêm composições  elementares para a cura dessas doenças. "Por outro lado, o próprio organismo cria resistência, as moléculas existentes não são tão eficientes, pois é necessário a modificação das moléculas, via ligação com metais para torná-las mais efetivas. É isso que quero mostrar aos alunos que há um vasto campo de pesquisa para o desenvolvimento de fármacos que podem ajudar comunidades amazônicas", ressalta o professor.

Para a aluna do segundo período do turno noturno de Licenciatura em Química, Isabela da Silva Reis, 18, a expectativa para realização do curso é muito grande. "Quero conhecer composições moleculares de plantas amazônicas que podem ser utilizadas como remédio, uma vez que, existem também os fabricados com fórmulas sintéticas, o que pode prejudicar pacientes afetados por doenças negligenciadas. Acredito que conhecer  novas soluções é uma alternativa para a nossa região", finaliza Isabela Reis.