UFAM se prepara para os próximos 10 anos

Indicar o caminho em busca da UFAM que a comunidade universitária deseja é o objetivo do evento que visa orientar a elaboração do Planejamento Estratégico (PE) e a Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade para o decênio 2016 – 2025. O encontro, que conta com a participação de consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve início na manhã desta quinta-feira, 2, no auditório Rio Amazonas.

40 pessoas entre estudantes e profissionais da Universidade compõem a equipe que trabalhará nos próximos seis meses na revisão da missão, visão e valores da UFAM, propondo os objetivos, metas e estratégias para os próximos 10 anos.

"O que nós queremos é a UFAM cada vez melhor", diz reitora"O que nós queremos é a UFAM cada vez melhor", diz reitoraA reitora da UFAM, professora Márcia Perales, ressaltou a importância de a Universidade realizar o planejamento estratégico de suas ações. Segundo a gestora, esse momento é crucial para a Instituição devido ao papel que ela desempenha para o desenvolvimento do Estado e do país. “Esse planejamento funciona como uma bússola para todos da Instituição, indicando o caminho a ser trilhado”, disse. “E ele precisa ser participativo, organizado e consequente para a Universidade”, complementou. “Ele vai exigir de cada membro, de cada participante, envolvimento com esse processo, porque ele vai definir a nossa atuação, o nosso caminhar para os próximos anos”, comentou.

De acordo com a professora Márcia, o processo de planejamento estratégico da Universidade precisa levar em conta características como a  transparência, o debate, a discussão, a democracia e a consistência. “Mas ele não pode ser confundido com uma camisa de força, mas ser um rumo, para que possamos seguir e atingir aquilo que efetivamente nós consideramos muito importante para a nossa Instituição”, declarou. “Ele só será exitoso se nós nos sentirmos parte dele”, frisou a reitora.

Vice-reitor destaca papel da UFAM para o AmazonasVice-reitor destaca papel da UFAM para o AmazonasAinda conforme a dirigente da Academia, será a participação da comunidade universitária na elaboração das metas para a Universidade que determinará a UFAM que teremos no próximo decênio. “É muito importante que, ao final desses seis meses, nós possamos dizer que daqui a 10 anos nós queremos essa Instituição mais democrática, mais competente, mais inclusiva, mais internacionalizada, com mais qualidade em todas as suas tarefas”, apontou a gestora. “Cada vez que a UFAM conquista mais posições em rankings diferenciados, nós todos temos participação nesses resultados. Cada um tem participação nessa trajetória”, registrou. “O que nós queremos é essa Instituição cada vez melhor”, finalizou.

O vice-reitor da Universidade, professor Hedinaldo Lima, classificou como fundamental o trabalho iniciado nesta quinta-feira e informou que “ele é decisivo para aquilo que nós queremos definir para a nossa Instituição”. Ainda segundo o professor, o que se pretende é que a UFAM seja cada vez mais compromissada com o estado do Amazonas e a região Norte. “Ela é importante para o desenvolvimento de políticas para a região e por formar profissionais que vão contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado", disse.

Proplan coordena evento sobre PDIProplan coordena evento sobre PDI

O consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que prestará assessoria na elaboração do planejamento estratégico da UFAM, professor João Roberto Peres, afirmou que a Universidade tem crescido na avaliação do mercado nacional e enfatizou a relevância do PDI para o aprimoramento dessa situação.

Consultores da FGV auxiliam na realização do PDIConsultores da FGV auxiliam na realização do PDI

“Esse trabalho é muito importante não só para UFAM, mas para a sociedade brasileira em geral”, assegurou o profissional, “E o ideal é que a UFAM se prepare para a internacionalização, para o crescimento; e essa gestão está conduzindo para essa direção e nós vamos chegar lá”, anunciou.

Durante a manhã, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Mariomar Sales, proferiu a palestra “O PDI como instrumento de construção coletiva do futuro da Universidade”, na qual expôs informações sobre o trabalho a ser feito pelos membros da equipe que realizar a elaboração do PE e a revisão do PDI.

Compondo a mesa de abertura do evento estavam os gestores da UFAM, professores Márcia Perales e Hedinaldo Lima, os pró-reitores, professores Mariomar Sales (Proplan), Lucídio Santos (Proeg), Gilson Monteiro (Propesp), Frederico Arruda (Proexti), Maria do Perpétuo Socorro Lima Verde Coelho (Protec – em exercício), Kathya Thomé (Progesp – antiga Procomun), o economista Ricardo Cavalcante (Proadm) e o prefeito do campus universitário, professor Atlas Bacelar.

Confira também Notícias Relacionadas:

Consad aprova proposta de reestruturação administrativa para diversos setores da UFAM

Portaria define grupo que irá elaborar o Planejamento Estratégico e a revisão do PDI

UFAM planeja o Desenvolvimento Institucional para o decênio 2016-2025